Se arrependeu? Fiasco de novela pode fazer SBT romper parceria

Bianca Rinaldi como Vera em A Infância de Romeu e Julieta (Reprodução / SBT)

Bianca Rinaldi como Vera em A Infância de Romeu e Julieta (Reprodução / SBT)

Não é de hoje que o SBT experimenta uma queda de audiência acentuada em suas produções nacionais. Com a crise no ibope de toda a programação da emissora, a situação de A Infância de Romeu e Julieta é complicada.

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Bianca Rinaldi como Vera em A Infância de Romeu e Julieta (Reprodução / SBT)

É bom lembrar que o gênero foi se esgotando aos poucos. A debandada do público foi aumentando à medida que as tramas foram ficando cada vez mais intermináveis. No entanto, os números da atual produção inédita são alarmantes.

Com o maior fracasso dos últimos dez anos em exibição, a união entre o SBT e a Amazon Prime, parceira na coprodução da novelinha, pode ser estremecida. Como resultado, dificilmente outras produções serão divididas entre as empresas.

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A gigante do streaming procurou a emissora de Silvio Santos para coproduzir o título de olho no sucesso que as tramas infanto-juvenis do canal obtinham na concorrente, a Netflix.

Como é de conhecimento, Carrossel (2012), Chiquititas (2013), Cúmplices de um Resgate (2015), Carinha de Anjo (2016) e As Aventuras de Poliana (2018) surpreendiam a todos com suas presenças cativas no Top dos mais vistos da plataforma.

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Diante disso, a Prime garantiu a exclusividade de Poliana Moça (2022) e, para este ano, resolveu participar também da idealização da obra atual.

Maior fracasso da década

Vittória Seixas e Miguel Ângelo, protagonistas de A Infância de Romeu e Julieta (Divulgação / SBT)

Com média geral de 4,7 pontos, essa é a pior média de ibope das novelas nacionais do SBT nos últimos dez anos, desde a implementação dos enredos para crianças.

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Seu resultado, por exemplo, é apenas 0,1 ponto a mais que Corações Feridos (2012), último melodrama para o público adulto realizado pela emissora.

Com tamanho fiasco, a permanência da Amazon em futuras coproduções é uma grande dúvida.

Amazon Prime tem vantagem

Matheus Ueta como Leon em A Infância de Romeu e Julieta (Reprodução / Instagram)

Vale dizer que a empresa detém vantagem sobre o título ao disponibilizar os capítulos antes da televisão. Quando inicia uma nova semana e Romeu e Julieta vai ao ar no SBT, a Amazon Prime já possui os cinco capítulos semanais adiantados pela plataforma virtual.

Essa prática leva a duas situações: a possibilidade do adiantamento dos capítulos esvaziar a audiência na exibição linear na TV aberta e o fato de os resultados também serem igualmente fracos até mesmo dentro da plataforma. Ou seja, a novela vai mal em todas e quaisquer janelas.

Desabou

Thaís Melchior e Sophia Valverde (Reprodução / SBT)

Também é um fato que o canal experimenta queda em suas últimas produções nacionais. Iniciada com 17 pontos, As Aventuras de Poliana (2018-2020) – após anos no ar – terminou abaixo dos dez. A versão juvenil da história (2022) sofria para ultrapassar os 6, enquanto que A Infância de Romeu e Julieta nem consegue sair dos 4.

É uma soma de diversos fatores que podem explicar tamanho declínio.

Cansaço do gênero, a queda de audiência da emissora como um todo desde a pandemia e o seu claro apoio ao governo anterior. Além disso, uma grade de programação falida, a falta de experiência dos roteiristas com uma história que não seja remake de outra, o cansaço da equipe que há anos emendam trabalhos e o fato da história ser completamente desinteressante também podem explicar o fracasso.

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