Travessia vem ensaiando um aumento de audiência em sua reta final. Ainda assim, a trama não deve figurar entre os sucessos de Gloria Perez, autora que já arrastou milhões de pessoas para a frente da TV. Curiosamente, a novelista abriu mão de um cargo de chefia na Globo para se dedicar à atual novela das nove.

Travessia - Alessandra Negrini e Vanessa Giácomo
Paulo Belote / Globo

Em 2019, a autora fazia parte da Direção de Teledramaturgia da emissora, que era comandada por Silvio de Abreu. Cabia à Gloria a seleção e supervisão de textos para a produção de séries no canal. Mas ela deixou o posto para assinar sua própria trama.

[anuncio_1]

“Braço direito”

Silvio de Abreu
Divulgação / Globo

Em 2014, numa reestruturação em seu organograma, a Globo criou a direção de teledramaturgia e a dividiu em duas grandes pastas: novelas e séries. A primeira foi entregue ao autor Silvio de Abreu (foto acima), enquanto a segunda ficou nas mãos do diretor Guel Arraes.

Arraes ocupou a cadeira até 2018, quando pediu à emissora para deixar o cargo. Na época, o comentário era que o diretor não estava satisfeito com o cargo executivo e queria voltar à criação e à direção de seus projetos. Com isso, a produção de séries da Globo passou ao guarda-chuva de Silvio de Abreu, que acumulou função.

Para ajudá-lo no trabalho das séries, Silvio convidou Gloria Perez. A autora, então, tornou-se uma espécie de “braço direito” do diretor, coordenando a Casa dos Roteiristas, que foi criada pelo canal para desenvolver projetos de séries.

As séries de Gloria

Filhas de Eva

Durante sua gestão na Casa dos Roteiristas, Gloria Perez trabalhou na condução de quatro projetos: Os Experientes; Fogo Negro; Eu, a Avó e a Boi; e Filhas de Eva (foto acima). A primeira era uma nova temporada da produção exibida originalmente em 2015, com quatro episódios. No entanto, o projeto de uma nova leva, que reuniria autores tarimbados, não foi adiante.

Sobre Fogo Negro, também não houve mais notícias. Já as duas últimas obras foram produzidas e lançadas no Globoplay, exibidas posteriormente na TV Globo. Além destes trabalhos, Gloria também auxiliou Alessandra Poggi numa sinopse de novela das nove; mas, depois disso, a autora pediu para deixar o cargo.

“Passei o último ano ajudando o Silvio [de Abreu]. Estava organizando as séries, mas já não estou mais no cargo. Saí porque não é a minha função. Eu sou escritora e preferi deixar a chefia para descansar a cabeça e apresentar um projeto”, explicou Gloria, ao Notícias da TV, em agosto de 2019.

Sem ideia

Gloria Perez
Reprodução / HBO

Gloria Perez (foto acima), então, deixou o comando da Casa de Roteiristas para iniciar a elaboração da sinopse de sua próxima trama das nove. Na época, a previsão era que sua nova obra entrasse no ar em meados de 2021, logo depois das novelas de Manuela Dias, Lícia Manzo e João Emanuel Carneiro.

“Pedi alguns meses de férias para limpar a cabeça e poder pensar em algo. Tenho algumas coisas em mente, algumas imaginações, mas nada de concreto por enquanto. Mas estou na fila dos autores das próximas novelas das 21h e acredito que devo estrear no primeiro semestre de 2021”, previu a novelista.

A pandemia da Covid-19 e a mudança na fila dos autores da faixa das nove, com a entrada de Bruno Luperi e o deslocamento de João Emanuel Carneiro para o Globoplay, alterou o planejamento da Globo. Assim, Gloria lançou sua Travessia apenas no final de 2022.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor