Durante a fase de pré-produção de uma novela, trocas e ajustes no elenco são comuns. Isso aconteceu em Amor Perfeito, em que vários intérpretes inicialmente escalados acabaram ficando de fora do folhetim.

Amor Perfeito - Carol Castro
Carol Castro (Darlene) em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Renata Gaspar é um destes casos. A atriz foi a primeira a ser chamada para viver Darlene na trama das seis, mas acabou deixando a produção rumo à Terra e Paixão. Em seu lugar, entrou Carol Castro, que tem alcançado bastante destaque na novela de Duca Rachid, Julio Fischer e Elísio Lopes Jr.

Enquanto isso, Renata praticamente desapareceu da novela das nove. Mara, sua personagem, muito prometia, mas até agora não disse a que veio.

[anuncio_1]

Personagens promissoras

Terra e Paixão - Renata Gaspar
Renata Gaspar como Mara em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Em Amor Perfeito, Darlene é uma personagem que sempre pareceu promissora. A garçonete se envolveu com padre João (Allan Souza Lima) no passado, com quem teve uma filha. Anos depois, ela reencontra o religioso, fazendo-o questionar sua vocação.

Renata Gaspar foi a atriz escolhida para encarnar a jovem, cuja trama envolve a polêmica do celibato religioso. No entanto, a direção da Globo acabou alterando os planos e moveu a atriz para Terra e Paixão, entregando Darlene para Carol Castro.

No horário nobre, Renata Gaspar recebeu outra personagem igualmente promissora. Mara é uma mulher forte, mergulhada num relacionamento abusivo. Durante a trama, ela se apaixonaria por outra mulher, Menah (Camilla Damião), o que a faria abrir mão do casamento e enfrentar o preconceito dos moradores de Nova Primavera.

Leia também: Estrela da Globo se revoltou ao perder concurso de miss: “Palhaçada”

Ficou na promessa

Camilla Damião e Renata Gaspar em Terra e Paixão
Camilla Damião e Renata Gaspar em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Porém, Mara não teve muito destaque em Terra e Paixão. A caminhoneira até teve algum espaço no início da novela de Walcyr Carrasco. Tanto que ela chegou a abandonar o marido e ir viver com Menah, de quem se aproximou neste período. Mas, depois que decidiu reatar o casamento, a personagem perdeu força.

[anuncio_3]

Mara voltou a viver com o marido, Elias (Lourinelson Vladmir), e os dois simplesmente desapareceram da novela. A dona da transportadora ficou vários capítulos sem nem ao menos dar as caras na trama.

Porém, Walcyr Carrasco parece ter se lembrado da personagem, que voltou à cena recentemente. No entanto, por enquanto, sua história de amor com Menah ainda não deslanchou. E nem há garantias de que irá, já que o autor tem feito mudanças para tentar elevar a audiência. Carrasco tem apostado suas fichas nos personagens mais populares e até criando novos, fazendo com que outros desaparecessem.

Amor Perfeito - Allan Souza Lima, Carol Castro e Vitória Pabst
Carol Castro (Darlene), Vitória Pabst (Clara) e Allan Souza Lima (João) em Amor Perfeito (Manoella Mello / Globo)

Mais sorte teve Carol Castro. Desde que Darlene entrou em Amor Perfeito, a atriz tem feito boas cenas e chamado a atenção com sua personagem. Nos mais recentes capítulos da novela das seis, ela e frei João finalmente se entregaram à paixão, fazendo a trama que os envolve decolar.

Substituição

Um Lugar ao Sol - Renata Gaspar
Renata Gaspar em Um Lugar ao Sol (Fábio Rocha / Globo)

Em Amor Perfeito, foi Carol Castro quem foi escalada para substituir Renata Gaspar. Mas, em Um Lugar ao Sol (2021), foi Renata a substituta. A atriz entrou no elenco da novela de Lícia Manzo após a saída de Maria Flor, que engravidou e precisou deixar o folhetim. Ela viveu Stephany, uma jovem que, assim como Mara, também era vítima de violência doméstica.

“Recebi o convite no susto. Da ligação do [diretor] Maurício Farias a minha primeira gravação foram pouquíssimos dias. E não cheguei a falar com a Maria Flor. A equipe me deixou livre para eu criar a minha própria Stephany”, disse a atriz ao GShow, em dezembro de 2021.

“Fui tentando entender o psicológico da Stephany, uma mulher que vem de um universo muito distante do meu. Ela tem uma personalidade que invade o ambiente, que chega com força e alegria, no entanto, com pouco estudo, ela não questiona a violência que sofre. É a Érica que levanta esse questionamento”, revelou a atriz.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor