Os fãs estão em festa! Gloria Pires voltou às novelas com Terra e Paixão, que a Globo exibe no horário das nove. Na trama escrita por Walcyr Carrasco, a atriz surge na pele da vilã Irene, formando par com Tony Ramos, intérprete de Antônio La Selva.

Terra e Paixão - Gloria Pires
Reprodução / Globo

Os artistas consagrados contracenaram pela primeira vez, na TV, em Belíssima (2005). Durante o folhetim assinado por Silvio de Abreu, Gloria adoeceu. O autor precisou mudar os rumos da narrativa enquanto a atriz se manteve afastada dos trabalhos.

[anuncio_1]

Protagonista debilitada

Belíssima - Fernanda Montenegro e Marina Ruy Barbosa
Zé Paulo Cardeal / Globo

Em Belíssima, Gloria Pires interpretou Júlia, uma empresária do ramo da moda, proprietária da grife de peças íntimas que dava nome à novela.

Júlia vivia sendo desdenhada pela avó, Bia Falcão (Fernanda Montenegro, com Marina Ruy Barbosa na foto acima), por ser “sem graça” e por sua passividade diante da vida.

Além disso, Bia culpava Júlia pela morte da mãe desta, Stella, cultuada pela vilã como um mito de beleza.

No decorrer da trama, Gloria precisou se afastar das gravações por 15 dias para tratar de uma hepatite. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, de 16 de janeiro de 2006, a atriz foi mantida em repouso, recebendo acompanhamento médico em casa.

Cenas reescritas

Belíssima - Gloria Pires e Marcello Antony
Zé Paulo Cardeal / Globo

A saída inesperada da protagonista da história obrigou Silvio de Abreu a reescrever várias cenas. A solução encontrada pelo autor foi elaborar uma crise nervosa para a personagem.

Júlia foi levada pelo marido André (Marcello Antony) para uma clínica de sonoterapia, após o choque que teve ao ver o corpo carbonizado de Bia Falcão, supostamente morta em um acidente de carro.

Retorno

Belíssima - Gloria Pires
Márcio de Souza / Globo

Em 1° de fevereiro, a Folha de São Paulo noticiou o retorno de Gloria Pires às gravações de Belíssima. Segundo Silvio de Abreu, a volta de Júlia ao folhetim foi feita aos poucos – justamente para que a atriz fosse poupada até a sua recuperação total.

As primeiras cenas de Gloria após o afastamento foram gravadas com ela na cama, sem esforço. Por conta dos cuidados com a artista, a sequência em que Júlia descobria o caso de André com Érica (Letícia Birkheuer), filha dela, teve de ser adiada.

“Tive de reescrever 18 capítulos, mas o fato de Júlia ter sido internada possibilitou um mistério extra e bastante eficiente, tanto que a audiência não caiu. Fechamos essa última semana com 45 pontos de média no Ibope, o que é excelente”, celebrou o autor.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor