SBT toma decisão que Globo já deveria ter tomado com Alma Gêmea

19/10/2024 às 9h41

Por: Thell de Castro
Priscila Fantin em Alma Gêmea
Priscila Fantin em Alma Gêmea

O SBT está prestes a acabar com uma tradição iniciada pela emissora há 10 anos e que acabou sendo copiada pela Globo, como visto recentemente em Alma Gêmea.

Ao que tudo indica, a novela Contigo Sim terminará na próxima sexta (25) sem fazer dobradinha com a substituta, Meu Caminho é te Amar, que, assim, estreará no dia 28 de outubro.

Apesar de ainda não ter sido confirmada oficialmente pela emissora, a medida seria bastante acertada caso se concretize.

Fim de uma era?

A última vez que o SBT não teve uma dobradinha de novelas mexicanas aconteceu em abril de 2014, entre Por Teu Amor e A Feia Mais Bela.

Em seguida, a ideia foi adotada pela Globo nas tramas reprisadas no Vale a Pena Ver de Novo e segue em vigor até então.

LEIA TAMBÉM:

Apesar de existir quem apoie a medida, ela acaba se mostrando um erro, por diversos motivos.

Sem sentido

No final de abril, por exemplo, a Globo dividiu o Vale a Pena Ver de Novo com o final de Paraíso Tropical e o início de Alma Gêmea.

Enquanto o público queria saber quem matou Taís (Alessandra Negrini) na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, muitos nem se deram conta dos poucos minutos exibidos diariamente da novela de Walcyr Carrasco, que passou despercebida nessa semana.

O mesmo ocorreu com a transição entre Mulheres de Areia e Cheias de Charme, e, mais recentemente, essa novela das sete e Cabocla.

Já deu

Como o foco ainda segue na novela que já ocupava a faixa, muita gente nem se dá conta que uma nova trama entrou no ar.

Dados do Google Trends, em período de dobradinha, mostram que o público pesquisa, em plena dobradinha, quando a atual novela vai terminar e quando a seguinte vai estrear.

No caso do SBT, acaba sendo ainda pior, pois a exibição das duas novelas não dura apenas uma semana, como na Globo.

Para a volta de Alma Gêmea, a emissora fatiou o primeiro capítulo original em três, todos com menos de 20 minutos de duração. Ou seja, a estreia de uma reprise sempre acontece em “pílulas”, com cortes que acabam afetando a história.

Afinal, um primeiro capítulo é sempre construído pelo autor para conquistar o espectador de cara. Se ele é dividido em três, este apelo se perde.

Com isso, a reprise já começa com um grande desafio, que é driblar essa ausência de bons ganchos e boas situações.

Diante disso, o SBT toma uma atitude acertada e mostra que já passou da hora de a Globo abolir de vez a estratégia da dobradinha. A tática não funciona, irrita o espectador e só atrapalha a programação.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.