André Santana

As novelas estão em alta no SBT. Ao anunciar o fim do Casos de Família, a emissora avisou que, a partir do dia 8 de setembro, o horário do programa de Christina Rocha passará a ser ocupado por mais um folhetim. Com a mudança, o Fofocalizando será “ensanduichado” por dramalhões, já que a atração será o único programa vespertino da emissora – resta saber até quando.

Fofocalizando

Desde o mês de maio, o SBT ampliou o espaço para novelas ao estrear duas faixas de reprises de tramas nacionais. As versões da emissora de Carrossel e Esmeralda abrem a grade vespertina da estação. No fim da tarde, após às 17h, há mais dramalhões: Cuidado com o Anjo e A Desalmada são os cartazes das Novelas da Tarde.

Assim, com a extinção do Casos de Família, o programa de fofocas de Chris Flores ficará “ilhado” na grade, interrompendo uma maratona de novelas. Um folhetim entregará o horário para o Fofocalizando que, por sua vez, passará o bastão para Cuidado com o Anjo.

Esmeralda

É uma proposta ousada. Ao encaixar Fofocalizando entre duas maratonas de novelas, o SBT corre o risco de dispersar o público. Afinal, nada garante que o público das tramas da tarde é o mesmo do debate sobre a vida alheia.

Nova novela

Paixões de Gavilanes

O SBT entrou 2022 vivendo uma das piores crises de audiência de sua história. Na hora do almoço, o canal de Silvio Santos chegou a cair para o quarto lugar no ranking de audiência, atrás de Globo, Record e Band. Para estancar a fuga de público, a emissora resolveu apostar em novelas.

A princípio, era uma trinca de novelas, formada por Carrossel, Esmeralda e Paixões de Gavilanes. Mas esta última, uma produção inédita da Telemundo, amargou baixíssimos índices de audiência e foi cancelada em sua segunda semana de exibição. No entanto, as duas primeiras conquistaram o público, com índices de audiência crescentes.

Esmeralda, na reta final, já se aproxima dos 5 pontos no Ibope, um ótimo índice para o horário. Mas o Casos de Família, que entrava na sequência, não conseguia segurar este público.

Assim, empolgada com o bom desempenho de Esmeralda, o SBT abrirá ainda mais espaço para novelas em suas tardes. Resta saber se o horário será ocupado por mais uma reprise nacional, ou se o canal voltará a apostar em novelas mexicanas inéditas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor