André Santana

Recentemente, surgiu a informação sobre o interesse do SBT em produzir a versão nacional de Hotel de los Famosos, um reality argentino cujo formato mistura elementos de Big Brother e A Fazenda. A atração reúne celebridades num hotel, divididas em dois grupos, os “hóspedes” e os “funcionários”: enquanto os hóspedes curtem as instalações, os funcionários cumprem tarefas típicas do funcionamento de um hotel.

Otaviano Costa

O formato, bem interessante, seria uma resposta (tardia) do SBT ao sucesso do BBB, da Globo, e A Fazenda, da Record. A emissora de Silvio Santos, pioneira no segmento com Casa dos Artistas, finalmente teria um novo reality show de confinamento para chamar de seu e turbinar sua programação, carente de novas ideias.

No entanto, até aqui, o Hotel das Celebridades (como o programa seria chamado por aqui) está apenas no campo da intenção. O SBT tem interesse na atração, mas espera por um momento mais seguro, economicamente falando, para fazer um investimento deste porte. Ou seja, tão cedo não vai rolar.

Ex-casais

Silvio Santos

Antes disso, a emissora também chegou a anunciar um formato original no mesmo segmento. Em Vivendo com o Inimigo, o SBT confinaria ex-casais, que precisariam conviver juntos e passar por algumas provações. O programa está no radar do canal há anos, mas nunca avança.

Neste ano, o SBT chegou até mesmo a veicular chamadas na programação pedindo que ex-casais se inscrevessem para participar de um novo programa da emissora. Porém, a coisa parou por aí. Não há qualquer movimentação que sinalize que Vivendo com o Inimigo sairá do papel em algum momento.

Opções para comandar esses programas não faltam, como Otaviano Costa (foto no início do texto) e Dony De Nuccio.

Morreu na praia

El Hotel de Los Famosos

Este eterno ensaio do SBT acerca de Vivendo com o Inimigo sinaliza que a emissora faz uma espécie de teste, tentando mensurar se a ideia seria bem recebida pelo mercado. No entanto, a ideia nunca avança.

Sobre o Hotel das Celebridades, a estação apostaria num formato pronto, que já foi testado lá fora com êxito. Mas o investimento seria alto, tendo em vista que o cenário do programa é um hotel. Ou seja, é um programa que exige uma ampla estrutura.

O SBT está prestes a abrir um novo estúdio, aumentando a sua capacidade de produção. Com este novo espaço, o canal mostra que tem a intenção de apostar em coisas novas, saindo deste limbo no qual se encontra.

Sabendo da importância que BBB e A Fazenda representam para suas respectivas emissoras, tanto em audiência quanto faturamento, o SBT busca sua fatia neste bolo. Porém, com o evidente desgaste da fórmula (principalmente na Record), é de se questionar se a emissora de Silvio Santos não está entrando neste quinhão tarde demais.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor