Recentemente, surgiu a informação sobre o interesse do SBT em produzir a versão nacional de Hotel de los Famosos, um reality argentino cujo formato mistura elementos de Big Brother e A Fazenda. A atração reúne celebridades num hotel, divididas em dois grupos, os “hóspedes” e os “funcionários”: enquanto os hóspedes curtem as instalações, os funcionários cumprem tarefas típicas do funcionamento de um hotel.
O formato, bem interessante, seria uma resposta (tardia) do SBT ao sucesso do BBB, da Globo, e A Fazenda, da Record. A emissora de Silvio Santos, pioneira no segmento com Casa dos Artistas, finalmente teria um novo reality show de confinamento para chamar de seu e turbinar sua programação, carente de novas ideias.
No entanto, até aqui, o Hotel das Celebridades (como o programa seria chamado por aqui) está apenas no campo da intenção. O SBT tem interesse na atração, mas espera por um momento mais seguro, economicamente falando, para fazer um investimento deste porte. Ou seja, tão cedo não vai rolar.
Ex-casais
Antes disso, a emissora também chegou a anunciar um formato original no mesmo segmento. Em Vivendo com o Inimigo, o SBT confinaria ex-casais, que precisariam conviver juntos e passar por algumas provações. O programa está no radar do canal há anos, mas nunca avança.
Neste ano, o SBT chegou até mesmo a veicular chamadas na programação pedindo que ex-casais se inscrevessem para participar de um novo programa da emissora. Porém, a coisa parou por aí. Não há qualquer movimentação que sinalize que Vivendo com o Inimigo sairá do papel em algum momento.
Opções para comandar esses programas não faltam, como Otaviano Costa (foto no início do texto) e Dony De Nuccio.
Morreu na praia
Este eterno ensaio do SBT acerca de Vivendo com o Inimigo sinaliza que a emissora faz uma espécie de teste, tentando mensurar se a ideia seria bem recebida pelo mercado. No entanto, a ideia nunca avança.
Sobre o Hotel das Celebridades, a estação apostaria num formato pronto, que já foi testado lá fora com êxito. Mas o investimento seria alto, tendo em vista que o cenário do programa é um hotel. Ou seja, é um programa que exige uma ampla estrutura.
O SBT está prestes a abrir um novo estúdio, aumentando a sua capacidade de produção. Com este novo espaço, o canal mostra que tem a intenção de apostar em coisas novas, saindo deste limbo no qual se encontra.
Sabendo da importância que BBB e A Fazenda representam para suas respectivas emissoras, tanto em audiência quanto faturamento, o SBT busca sua fatia neste bolo. Porém, com o evidente desgaste da fórmula (principalmente na Record), é de se questionar se a emissora de Silvio Santos não está entrando neste quinhão tarde demais.