CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perdido no personagem e no piloto automático há pelo menos cinco anos, o SBT poderia dar o primeiro passo para mostrar que ainda está vivo e atento ao mercado. Desde que confirmasse os rumores que apontavam que o canal iria ressuscitar a novela mexicana Rebelde…
Divulgação / SBTSucesso retumbante de audiência e repercussão em sua exibição original, entre 2005 e 2006, a produção ganhou uma reprise entre 2013 e 2015, porém, sem a mesma importância. Agora, segundo a página Guigo Noveleiros, o folhetim poderá ter sua terceira exibição no canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como a reprise de Rebelde poderia ressuscitar o SBT?
Em uma crise colossal de audiência, identidade e, pior, de imagem, o SBT viu o seu público desaparecer e despencou no ibope como nunca foi visto antes.
Como diz o ditado, uma andorinha só não faz verão e é imprescindível que a alta cúpula da estação paulista desenvolva diversas outras medidas para resgatar a imagem e o bom nome que a marca gozou durante mais de três décadas.
Porém, mais do que números de Ibope, o SBT precisa renascer, chamar o seu público de volta. Assim, investir no retorno de atrações consagradas que levaram o telespectador a ter uma experiência positiva com o canal no passado é fundamental para recuperar o público que está solto por aí.
Rebelde foi uma novela que nadou no sucesso do grupo mexicano RBD, oriundo da dita produção. Foi graças a exibição em terras brasileiras pelo SBT que a banda se tornou conhecida no país e que, até hoje, é um fenômeno por aqui. Haja vista que, mesmo após alguns anos inativa, conseguiu esgotar todos os ingressos de uma tour mundial de reencontro, que acontecerá no fim de 2023.
Experiências para recuperar imagem
Divulgação / SBTTrazer Rebelde de volta é trazer à tona o marketing de experiência, investindo no despertar de emoções dos telespectadores desaparecidos. Para isso, o SBT pode explorar os mais diversos campos da emoção, como a novela, a música e as memórias da juventude que o RBD desperta.
Muito por conta disso, talvez, a direção esteja empenhada em retornar com o Programa Livre (foto acima), êxito dos anos 1990 que agregava um grande valor de sofisticação e modernidade à grade de programação do canal, que sempre sofreu com os apelidos de “brega”, ultrapassado e desqualificado.
Além de tudo, uma volta da novela teen – a mesma que revolucionou a vida de muitos jovens há mais de 15 anos – , mostraria que a rede está viva, antenada nos acontecimentos do país e pronta para brigar para recuperar o valor e a importância perdidos.
Mais importante que saber se a eventual reprise repetirá o frisson da exibição original, ou se será só mais uma aposta fracassada da diretoria, é pensar na aproximação que tal ideia poderá proporcionar ao seu público mais fiel, levando ao primeiro passo de um processo de reconstrução de audiência.
Vale dizer que o nome “Rebelde” está em alta no mercado novamente, é facilmente atrelado ao SBT e o grupo virá ao país após anos. Seria uma boa jogada apostar em uma reapresentação do produto.
Emissora rebelde
Contudo, jogando um balde de água fria no público, a emissora de Silvio Santos (foto acima) negou a informação via assessoria de imprensa ao jornalista Rick Souza, do TV Pop, tratando a reprise como desconhecida pela direção de programação.
Porém, reacendendo as esperanças, é costumeiro que a Comunicação do SBT negue a confirmação de projetos vazados na mídia. Não seria a primeira e nem a última vez…
Já a página, que é famosa na web por acertar com exclusividade diversos títulos que a empresa se dispôs a exibir, jura que Rebelde estreia em breve no lugar da brasileira Marisol (2002).
É bom dizer que a telenovela voltou ao catálogo de vendas da Televisa exatamente na mesma época em que a banda divulgou a nova tour. Como diz o próprio RBD: “No pares nunca de soñar”.