CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O SBT sempre costuma autoclassificar as suas novelas da tarde, quando inéditas, como inapropriadas para menores de 12 anos. Mas, parece que de tanto a classificação subir no meio do caminho, a emissora resolveu se precaver e estrear a sua mais nova produção já com um novo selo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vencer o Desamor foi a primeira trama latina da emissora a já começar com o selo de inapropriada para menores de 14 anos, provavelmente já temendo a subida de classificação que o folhetim teria após análise mais minuciosa do Ministério da Justiça.
Recentemente, isso aconteceu com um título que a emissora se prepara para encerrar nos próximos dias: A Desalmada estreou como o selo de A12, ou seja, com uma autoclassificação de 12 anos, mas ao decorrer de sua exibição teve a classificação alterada para +14.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
As reprises também são reclassificadas
E isso não aconteceu somente com as inéditas. A reprise de Cuidado com o Anjo (2008) também sofreu alteração em sua classificação indicativa e subiu de inapropriada a menores de 10 anos para +12 e agora para +14 anos.
A cada nova exibição, a trama passa com uma classificação diferente, mostrando que os critérios ficam mais pesados a cada ano que se passa.
Tão pesadas quanto A Favorita
Espanta que essas novelas tenham, por exemplo, o mesmo selo de classificação de A Favorita (2008), uma trama escura, de suspense, com linguajar pesado e com prevalência de armas de fogo.
No México, por exemplo, Vencer o Desamor teve a sua exibição inteira atrelada a um selo de inapropriada a menores de 12 anos. Como a trama é mais violenta no Brasil?
Vale lembrar que, desde 2016, a classificação indicativa tornou-se apenas um alerta aos pais e responsáveis como uma recomendação da faixa-etária predominante na atração. Desde então, a classificação não determina mais o horário específico para a exibição da atração.
Se tal mudança ainda não tivesse sido feita, as tramas mexicanas da emissora só poderiam ir ao ar depois da faixa das 21 horas.
Existe um exagero se comparadas aos folhetins exibidos pela concorrente, porém, conforme já dito, não muda em nada nos horários das atrações. Pelo contrário, a emissora se sente mais livre para exibir todo o conteúdo sem precisar fazer ajustes para adequar as novelas aos seus horários de exibição.
Vencer o Desamor trata de assuntos polêmicos como gravidez na adolescência, estupro, corrupção de menores, aborto, preconceitos, síndrome de asperger, entre outros. Talvez por isso o SBT já tenha realizado a sua própria autoclassificação de 14 anos, já esperando que o Ministério da Justiça o faria muito em breve.