André Santana

O recente Vem pra Cá não foi a única revista eletrônica fracassada da história do SBT. Em 1º de setembro de 2008, ou seja, há 14 anos, a emissora de Silvio Santos apostava no programa vespertino Olha Você, atração apresentada por Claudete Troiano, Alexandre Bacci, Ellen Jabour e Francesco Tarallo.

Patricia Abravanel

Na época, o matinal Hoje em Dia, da Record, bombava. O programa com Ana Hickmann, Edu Guedes e cia se tornou um case de sucesso na televisão brasileira, e várias outras emissoras se mexeram para fazer algo nos mesmos moldes.

De olho no sucesso da concorrente, Silvio Santos tratou de copiar o formato para incrementar suas tardes. O dono do Baú tentou contratar Vildomar Batista, o diretor do Hoje em Dia, mas, como não conseguiu, trouxe para seus domínios Ocimar de Castro, o “número dois” do matinal da Record.

Olha Você

Ocimar, então, implantou o Olha Você, criado à imagem e semelhança do Hoje em Dia. O SBT tentou repetir a fórmula da revista de variedades, com diferentes apresentadores comandando quadros diversos. No entanto, a coisa não funcionou como o esperado.

Cópia capenga

Hoje em Dia

O Hoje em Dia tinha Britto Jr como âncora, tocando os assuntos que tinham a ver com o noticiário geral. Já Ana Hickmann comandava quadros de moda e beleza. Enquanto isso, Edu Guedes ensinava receitas em sua cozinha. E, por fim, Chris Flores tratava do universo das celebridades.

Assim, Olha Você tinha Ellen Jabour para fazer as vezes de Ana Hickmann, enquanto Francesco Tarallo tentava emplacar como “novo Edu Guedes”. Já Claudete Troiano e Alexandre Bacci dividiam as funções de Britto Jr, como âncoras da atração.

Nada funcionou. Claudete Troiano e Alexandre Bacci se esbarravam em cena o tempo inteiro. Ellen Jabour era simpática, mas tinha pouco espaço. Enquanto isso, o inexperiente Tarallo foi jogado aos leões. Com aparente nervosismo, o chef ficava pouco à vontade no ar.

Ou seja, Olha Você se tornou uma cópia capenga do Hoje em Dia. Exibido entre 17h e 18h, o programa se revelou um desastre, amargando baixíssimos índices de audiência.

Reformulações

Olha Você Reformulado

Como não emplacou, logo Olha Você começou a passar por várias reformulações. O formato, inicialmente inspirado no Hoje em Dia, passou a copiar a primeira versão do Tudo a Ver, vespertino da Record com Paulo Henrique Amorim.

O time de apresentadores também não escapou das mudanças. Francesco Tarallo foi o primeiro a sair, e Claudete Troiano se despediu na sequência. Depois, foi a vez de Alexandre Bacci se despedir, e Ellen Jabour foi a única remanescente.

Em sua última fase, Olha Você foi comandado por Izabella Camargo, Guilherme Arruda, Roberta Peporine e Eloy Nunes, além de Ellen Jabour. Mas a audiência seguiu baixíssima. Com isso, o programa saiu do ar no dia 27 de março de 2009.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor