Como se Três Vezes Ana (2016) fosse pouco, o SBT foi atrás de outra trama mexicana bastante polêmica para as suas tardes. A emissora, que costuma cortar cenas violentas ou pesadas dos folhetins exibidos às 17h, escolheu justamente um título ousado para substituir A Dona (2010).

Sortilégio - Jacqueline Bracamontes e William Levy
Divulgação / Televisa

Sortilégio (2009), transmitida no Brasil em 2014 e 2017, vai ocupar a faixa Novelas da Tarde em breve. Sucesso nas duas exibições anteriores, a trama oferece conteúdo, digamos, sensual. Por isso, sofreu com a tesoura do canal de Silvio Santos.

[anuncio_1]

Censura

Sortilégio - Jacqueline Bracamontes
Divulgação / Televisa

Os atores William Levy e Jacqueline Bracamontes, como Alessandro e Maria José, protagonistas de Sortilégio, se envolveram em cenas altamente eróticas, com direito a bastante sexo e sequências de nudez.

Exibida pelo SBT como inapropriada para menores de 10 anos, a novela passou por uma edição rigorosa e perdeu boas partes destas imagens.

A produção também passou pela censura aos personagens Ulisses e Roberto, defendidos pelos atores Julián Gil e Marcelo Córdoba. Insinuações de um relacionamento amoroso entre eles foram suprimidas.

Apenas bons amigos

Sortilégio - Julián Gil e Marcelo Córdoba
Reprodução / Televisa

Na história, Ulisses e Roberto prezam pela boa vida, mas passam longe de batalhar para tal. Roberto vive escorado na riqueza da família de sua esposa, Raquel (Chantal Andere). Ele mantém esse casamento sem amor, enquanto Ulisses ganha a vida como um michê.

Os dois são bissexuais e, no desenrolar do enredo, o envolvimento entre eles fica claro. Porém, com os cortes feitos pelo SBT, Ulisses e Roberto pareceram apenas bons amigos, muito próximos.

Terceira chance

Sortilégio - Daniel Arenas e Jacqueline Bracamontes
Divulgação / Televisa

Porém, nem tudo está perdido. Nos últimos tempos, a parceira da Televisa em terras tupiniquins tem utilizado a classificação para 14 anos em todos os títulos exibidos no bloco Novelas da Tarde, não importa o teor das narrativas.

Sendo assim, as últimas reprises transmitidas na faixa não padeceram com edições rigorosas, contando apenas com pouquíssimos cortes, ao contrário das exibições originais.

Não se sabe se com Sortilégio acontecerá o mesmo. É bom lembrar que o casal gay da novela Amores Verdadeiros (2012), exibida em 2021, foi para o ar como na edição original da estação mexicana.

Além disso, a emissora de Silvio Santos disponibilizou tramas exibidas recentemente na íntegra, sem os cortes para a TV, no aplicativo SBT Vídeos.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor