Clássico da programação do SBT, o Programa Livre marcou toda uma geração. Sob o comando de Serginho Groisman, a atração fez a cabeça de muitos jovens da geração 1990, com sua infalível mistura de boas conversas, debates, música ao vivo e muita descontração.

Léo Lins e Murilo Couto
Reprodução / Instagram

No entanto, o programa não resistiu à saída de seu criador. Com a transferência de Serginho para a Globo, o SBT testou outros nomes no formato, mas nenhum vingou. Ainda assim, a emissora pretende mexer nesse vespeiro mais uma vez e pode surpreender na escolha do próximo apresentador do Programa Livre; Murilo Couto (foto acima, com Léo Lins) está cotado para a atração.

Humorista no comando

Serginho Groisman no Programa Livre
Divulgação / SBT

Em crise criativa e de audiência há alguns anos, o SBT promete sacudir a programação em 2023 para tentar reverter a má fase. Uma das ideias para injetar ânimo na grade é promover a volta do Programa Livre, atração que agregou prestígio ao canal na década de 1990.

Na verdade, a ideia de resgatar o formato é bastante antiga no canal… O programa saiu do ar no final de 2001, quando era comandado por Babi Xavier. Desde então, a emissora não conseguiu encontrar um apresentador com as características necessárias para retomar o modelo. Com isso, a ideia ficou engavetada.

Mas, ao que tudo indica, o SBT pode, finalmente, desengavetar o projeto. E com um apresentador que promete surpreender. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, o humorista Murilo Couto, integrante do elenco do The Noite, deve gravar um piloto da atração.

Ainda segundo Ricco, será a própria equipe do The Noite que ficará responsável pela gravação do material. Depois disso, o piloto com Murilo será analisado pela direção da emissora (leia-se Silvio Santos).

Carreira

Murilo Couto
Reprodução / Instagram

Natural do estado do Pará, Murilo Couto é formado em Publicidade. No início de sua carreira, ele trabalhou como produtor em uma emissora de rádio, mas logo se destacou na comédia, quando passou a integrar o primeiro grupo de stand-up comedy paraense, chamado Em Pé na Rede.

Com o sucesso no stand-up, veio o convite para Malhação – Identidade (2009), trama da Globo em que viveu Beto. Depois, ele seguiu no stand-up comedy, passando a integrar o Comédia em Pé.

Murilo Couto começou a trabalhar com Danilo Gentili quando o ex-CQC ganhou seu próprio programa na Band, o Agora É Tarde, em 2011. Em 2014, migrou com Gentili para o SBT e, até hoje, integra o The Noite.

Oitavo apresentador

Programa Livre - Babi Xavier
Divulgação / SBT

Caso seja o escolhido para comandar a volta do Programa Livre, Murilo Couto será o oitavo apresentador a assumir o formato criado por Serginho Groisman. O SBT testou vários nomes, alguns bastante inusitados, para tentar manter a atração no ar após a saída de seu comandante original.

O Programa Livre, na verdade, é uma nova versão do Matéria Prima, programa que Serginho Groisman criou e apresentou na TV Cultura em 1990. Buscando formatos que pudessem trazer prestígio à grade do SBT, Silvio Santos convidou o apresentador para fazer algo parecido em seu canal.

Nos quase 10 anos em que ficou no SBT, Serginho Groisman viu seu projeto mudar de horário mais de 40 vezes. Programa Livre estreou no fim de tarde, foi sendo empurrado até chegar ao horário nobre, passeou pela noite e, na reta final, era exibido no meio da tarde, entre 15h30 e 16h30.

Com a ida do apresentador para a Globo, Silvio Santos convocou cinco estrelas do SBT que estavam na geladeira para comandar o programa, um a cada dia da semana. A ideia era testá-los e, no ano seguinte, manter apenas um à frente da atração. Eram eles: Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita.

Pouco tempo depois, Silvio mudou de ideia. Ele escalou a recém-contratada Babi Xavier para a nova fase do Programa Livre, que passou para a madrugada substituindo o Jô Soares Onze e Meia, enquanto entregou uma nova versão do Fantasia à Márcia, Lu, Christina e Otávio, como uma espécie de “prêmio de consolação”.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor