SBT picota novela e pode anunciar substituta a qualquer momento

Whatsapp

A trama latina A Desalmada, lançada no início de julho, vinha sendo exibida na íntegra. O SBT transmitia um capítulo original do folhetim por dia, dentro da faixa Novelas da Tarde. Mas, na última semana, o canal alterou o tempo de arte da produção e começou a adiantá-la sem maiores explicações, dando a entender que o título da Televisa está perto de deixar a grade da emissora.

A Desalmada

Normalmente, a rede de Silvio Santos costumar transmitir as obras mexicanas em sistema de maratona, com mais de um capítulo original por dia. Assim, elas se tornam ágeis em acontecimentos. Por consequência, acabam saindo de cena mais cedo…

Leia mais

Contudo, com A Desalmada e outras tramas recentes do bloco Novelas da Tarde, o SBT vem fazendo diferente. Como a produtora mexicana tem realizado folhetins de 40 a 120 episódios, a exibidora brasileira optou por deixar os títulos com apenas um capítulo original por dia, evitando o término em dois ou três meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro tratamento

Esmeralda

A Desalmada possui ao todo 85 capítulos; com um episódio por dia, o tempo de arte era relativamente curto, cerca de 1h. Diferente de outras obras em exibição no SBT, especialmente a do período vespertino. A reapresentação de Carrossel (2012) conta com aproximadamente 1h45 de duração, a de Esmeralda possui 1h15 e  a de Cuidado com o Anjo, também integrante da faixa Novelas da Tarde, soma quase 2h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, desde a última quarta-feira (25), a trama interpretada por Lívia Brito passou a entrar 20 minutos mais cedo, com cerca de um capítulo original e meio por dia, aumentando consideravelmente seu tempo no ar e precipitando, desta forma, o fim de sua passagem pela tela da emissora.

Lívia Brito - A Desalmada

Assim, a história de amor e vingança que deveria terminar em novembro pode dar adeus em outubro. Tudo vai depender de como a edição seguirá…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposta furada

Vale lembrar que o SBT apostou em uma divulgação maciça da novela, como não fazia há muito tempo. Além disso, a estreia por aqui se deu pouquíssimo tempo após o fim da exibição no México. A Desalmada, porém, vem apresentando índices de audiência irregulares. Até o momento, a grande aposta do canal tem praticamente os mesmos números da antecessora: 5,7 pontos parciais ante 5,5 da antecessora Amanhã é Para Sempre.

O problema, no entanto, não está na elevação do 6 pontos que a trama recebe quase diariamente de Cuidado com o Anjo. O folhetim segura público até quase 20h, mas não consegue angariar novos espectadores no tempo em que permanece no ar.

Caso A Desalmada chegue mesmo ao fim em outubro, o SBT deverá anunciar a substituta no próximo mês. O que se sabe é que, atualmente, seguem em dublagem as tramas Pasión de Gavilanes – que chegou a ser exibida no início da tarde, sendo retirada do ar por causa dos índices pífios – e Vencer el Desamor.

As duas produções podem ocupar a faixa dedicada às inéditas, caso a emissora resolva não recorrer às reprises, devido ao período de Copa do Mundo, a partir de novembro, quando os índices geralmente caem por conta dos jogos e das mesas redondas na concorrência. A estratégia, porém, não valeria de nada: a segunda produção da Novelas da Tarde é exibida em horário para o qual não estão previstos jogos do Mundial.

Whatsapp


Leia também