André Santana

Silvio Santos parece mesmo bastante fascinado com as séries que comprou no exterior para exibir no SBT. O dono do Baú já tentou emplacar algumas delas, como Os Pequenos Johnstons, Decisões do Dia e Crimes de Paixão, mas nada deu certo. Ainda assim, o animador deve insistir em mais um destes enlatados, que pode estrear a qualquer momento na emissora.

Trata-se de Desastres do Bisturi (Botched, no original), uma série documental que reúne histórias de cirurgias plásticas que deram errado. É uma atração da NBC Universal que é produzida desde 2014.

De acordo com o site Memória da TV, a “novidade” deve ir ao ar na faixa das 13 horas na emissora. Ou seja, mais uma vez, o SBT pretende mexer no horário em que atualmente vão ao ar reprises de novelas produzidas pelo canal. Como se vê, o Silvio Santos não aprendeu nada com os erros dos últimos meses.

Enlatados trash

A “saga” dos estranhos enlatados que Silvio vem tentando emplacar no SBT começou no início do ano, quando o animador, ainda nos EUA, mandou que a emissora passasse a veicular chamadas no estilo “vem aí”, com os títulos das atrações. Segundo informações de bastidores, são programas que o “patrão” assistiu em suas tradicionais férias em Orlando e mandou o canal adquirir.

Com isso, começaram as “experiências”. A primeira a entrar no ar foi Crimes de Paixão, que mostra reconstituições de crimes passionais. Exibida nas tardes de sábado, a série afundou a audiência do SBT e ficou no ar apenas duas semanas.

Depois disso, vieram Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia, exibidas de segunda a sexta-feira, na hora do almoço. O reality sobre uma família de anões e o programa que dramatiza casos reais substituíram as reprises de Carrossel e Esmeralda e derrubaram a audiência da faixa. Duraram poucos dias.

Desastre

Carrossel - Jean Paulo Campos

O mais estranho dessa história toda é que as experiências promovidas por Silvio Santos derrubaram uma estratégia de programação que havia se mostrado acertada. Quando o canal começou a reprisar Carrossel (foto acima) e Esmeralda no horário do almoço, a audiência correspondeu bem e o SBT voltou a ser minimamente competitivo no horário.

Porém, veio a ordem para tirar do ar as reprises o mais rápido possível. As duas novelas tiveram capítulos “pulados” e chegaram ao fim de supetão, deixando o público sem entender nada. Aí vieram Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia, que não emplacaram e saíram do ar rapidamente. Voltaram as novelas, desta vez com Maria Esperança e Cristal.

Nenhuma das novas reprises repetiu o êxito das tramas que as antecederam, o que mostra que o SBT conseguiu afugentar o público conquistado a duras penas. Ainda assim, Silvio Santos pretende insistir com Desastres do Bisturi. Errar é humano, mas insistir no erro…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor