Vivendo uma crise de audiência sem precedentes, o SBT, hoje, tem em sua programação vários programas de pouca expressão. Os novos diários Chega Mais e Tá na Hora, por exemplo, estão longe de se tornar grandes sucessos como os que a emissora teve no passado.
Em seus áureos tempos, o SBT exibiu programas que marcaram época, como Topa Tudo por Dinheiro, Programa Livre, Hebe e Fantasia, entre vários outros. São atrações históricas, que não deixaram sucessores na grade.
Ciente da importância destes e de outros programas de seu acervo, a emissora de Silvio Santos resolveu lançar seu próprio canal Viva no streaming. A nova plataforma +SBT terá como principal trunfo vários canais lineares cuja programação será toda voltada para os nostálgicos.
Quais são as atrações do +SBT, plataforma de streaming da emissora?
Porém, o que promete chamar a atenção do público da emissora são os canais fast. O +SBT terá vários canais lineares temáticos, com programação 24 horas. Vários deles, inclusive, terão pérolas do acervo do SBT na grade.
O +Silvio Santos, por exemplo, terá 24h de programas do “patrão”. Já o +Novelas exibirá tramas clássicas do canal. Porém, o “queridinho” dos fãs deve ser o +Saudade, com uma grade formada apenas por atrações históricas do canal.
+Saudade
Entre os programas lendários do SBT que serão exibidos dentro da programação do +Saudade estão De Frente com Gabi, Domingo Legal – dos tempos de Gugu – , Hebe, Programa Livre e Fantasia.
São programas que contam com fãs ardorosos, que adoram relembrar os velhos tempos do SBT. Os dois últimos, inclusive, estão sempre no alvo da torcida para voltarem ao ar em novas versões.
O Programa Livre projetou Serginho Groisman e foi uma arena de boas discussões, música e entrevistas nas tardes do SBT durante os anos 1990 – e chegou a ser exibido em horário nobre em alguns momentos. Já o Fantasia era um clássico game show em que os espectadores participavam por telefone. Pura história da TV!
Streaming poderoso
O +SBT será a aposta do SBT para fazer frente às demais plataformas de streaming lançadas por canais da TV aberta brasileira. O serviço vai rivalizar com Globoplay e PlayPlus, com a “vantagem” de ser gratuito – a renda virá de inserções publicitárias.
Se vai dar certo, não dá pra saber ainda. Porém, são grandes as chances de a plataforma cair nas graças dos fãs da emissora. O SBT já se intitulou “a TV que tem torcida” e, de fato, os fãs da emissora são muitos. E todos eles são muito nostálgicos.
Sendo assim, não será nenhuma surpresa se os espectadores do canal preferirem se ligar nos programas clássicos do +Saudade e deixarem o atual SBT em segundo plano. Sem dúvidas, o “SBTista” raiz prefere assistir ao Fantasia em vez do Tá na Hora.