SBT destroça reprise de novela e vai mudar a grade novamente

Whatsapp

Dyego Terra

Mudanças estão para acontecer nas tardes do SBT, com o fim do Casos de Família e a volta de Maria Esperança (2007). O canal de Silvio Santos, contudo, ainda faz mistério sobre a nova programação vespertina. Nesta quarta-feira (31), uma ação envolvendo a reapresentação de Carrossel (2012) deixou tudo ainda mais confuso.

Carrossel

A emissora vinha reprisando a novela com a edição de praxe, unindo capítulos originais – assim como faz com Esmeralda (2004). Tudo correu bem entre 16 de maio, quando a trama voltou ao vídeo, e 30 de agosto, última terça. Neste período, 197 episódios originais haviam sido compactados.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tesoura afiada

Carrossel - Jean Paulo Campos

Ontem, o público do folhetim infanto-juvenil foi surpreendido com um corte bruto. As cenas exibidas não eram as da sequência do capítulo anterior. Do 197, o repeteco pulou para o 394. Ou seja: 107 episódios originais foram jogados fora, de uma hora para a outra, sem explicações.

Os espectadores foram pegos de surpresa. Até o início da exibição de Carrossel nesta quinta-feira (1°), ninguém sabia de fato se houve um erro na edição ou se a emissora decidiu, simplesmente, antecipar o fim da novela com este salto. Do 394 para o último, são apenas 5 capítulos originais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recorrência

Paixões de Gavilanes

A questão é perigosa, pois o canal de Silvio Santos não tem nenhuma credibilidade quanto a respeitar os seus espectadores. Retirar uma novela do ar é normal por lá. Recentemente, Paixões de Gavilanes saiu de cena com apenas alguns capítulos exibidos após marcar menos de 2 pontos de audiência. Em 2007, Destilando Amor deixou a programação após um mês para nunca mais dar as caras na tela da TV.

Outra questão é que a rede já errou posteriormente na edição dos capítulos de suas novelas. Em 2019, a reprise de Cúmplices de um Resgate (2015) teve o mesmo capítulo exibido duas vezes sem o menor esclarecimento ao público.

Assim, tanto o cancelamento da história dos alunos da professora Helena (Rosane Mulholland), como um simples erro de edição, poderiam ser completamente normais para o SBT, deixando o público sem respostas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cancelamento confirmado

Casos de Família - Christina Rocha

Como na edição desta quinta-feira (1°), a novela continuou exatamente de onde parou na quarta, ficou claro que a trama seguirá em direção ao seu fim e terminará na tarde desta sexta (2).

A questão é que a emissora está para estrear uma nova programação no período vespertino. No entanto, há o mais completo silêncio em torno dessa movimentação.

Maria Esperança foi anunciada para 13 de setembro, às 13h30. Porém, a única chamada levada ao ar sumiu desde a última sexta-feira (26), levantando a hipótese de um possível cancelamento ou de mudança de planos.

O Casos de Família está com os dias contados. A novela Esmeralda segue em reta final, restando poucos capítulos, mas o canal até agora não informou o que pretende fazer no horário, o que nos leva a suspeitar que, com o cancelamento de Carrossel e a urgência na dublagem da substituta de A Desalmada, já relatada pela coluna, uma nova grade pode pintar na próxima semana…

Whatsapp


Leia também