Cancelada: SBT decide tirar novela do ar e prepara mais mudanças

Emissora planeja uma profunda reformulação na programação

Whatsapp

A faixa Novelas da Tarde, com a exibição dos folhetins mexicanos A Gata, Abismo de Paixão, Minha Fortuna é te Amar e Um Refúgio para o Amor – que termina em 19 de dezembro – continua sendo um dos destaques da programação do SBT. A emissora vive uma crise de audiência sem precedentes, mas as produções da Televisa exibidas entre 17h e 19h45 se seguram entre os programas mais vistos do dia.

Um Refúgio para o Amor - Zuria Vega
Zuria Vega como Luciana em Um Refúgio para o Amor (Reprodução / SBT)

No entanto, nem mesmo as novelas vão escapar de uma profunda reformulação que o SBT prepara para a programação de 2024. A emissora não teme mexer em time que está ganhando e deve extinguir a atual faixa de novelas. Com isso, as produções mexicanas devem ir ao ar mais cedo no ano que vem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ano de novidades

A Gata - Maite Perroni
Maite Perroni como Esmeralda em A Gata (Divulgação / Televisa)

Na tentativa de sair do buraco em que se enfiou desde 2020, o SBT vem preparando uma série de mudanças na grade diária que devem ser colocadas em prática no ano que vem. As principais novidades serão uma revista eletrônica matinal e um novo jornalístico nos finais de tarde.

Este último projeto deve entrar no ar por volta das 17h, servindo como um “esquenta” para o SBT Brasil. Ou seja, a atração, cujo título provisório é Tá na Mesa, vai ocupar o espaço atualmente dedicado às Novelas da Tarde.

Leia mais

No entanto, o SBT seguirá exibindo novelas mexicanas. De acordo com o site TV Pop, a ideia da emissora é adiantar as faixas de novelas, que passarão a ir ao ar no horário do almoço e no início da tarde.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novelas da Tarde em novo horário

Abismo de Paixão
Abismo de Paixão (Divulgação)

Segundo o TV Pop, o desenho da nova grade do SBT ainda não está totalmente concluído. No entanto, a ideia da emissora seria preencher grande parte da programação vespertina com novelas. Neste cenário, o Fofocalizando deixa de existir.

Assim, as Novelas da Tarde teriam início às 13h20, horário atualmente ocupado por Chiquititas (2013). No entanto, o espaço seria destinado a uma novela mexicana. Em seguida, às 14h20, entraria uma reprise de novela nacional, produzida pelo próprio SBT.

Depois, entrariam mais duas novelas mexicanas, uma às 15h20 e outra a partir das 16h. Logo depois, entraria no ar o novo jornalístico vespertino planejado pelo canal. Nomes como Christina Rocha, Marcão do Povo, Leo Dias e Márcia Dantas estão cotados para integrá-lo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esquenta

Carrossel - Jean Paulo Campos e Rosane Mulholland
Jean Paulo Campos e Rosane Mulholland em Carrossel (Divulgação / SBT)

Os novos programas que o SBT pretende lançar ainda estão em fase embrionária e só devem entrar no ar em meados de março de 2024. Sendo assim, o novo horário das Novelas da Tarde, mais cedo, só deve começar a valer nesta mesma data.

Porém, o TV Pop informou também que algumas mudanças pontuais na grade já devem acontecer na segunda quinzena de janeiro. Uma das mudanças seria no Fofocalizando, que deve perder uma hora de duração e passar a entrar no ar às 15h20. Com isso, o slot de novelas nacionais previsto para às 14h20 já começaria em janeiro, provavelmente com o enésimo repeteco de Carrossel (2012).

A princípio, o SBT planejava tirar o Fofocalizando do ar já no final de 2023. Porém, a emissora optou por não abrir mão da atração antes da reformulação da grade, já que o programa tem várias ações de merchandising.

Whatsapp


Leia também