Não é segredo para ninguém que o SBT carece de uma boa sacudida. Mergulhada em uma crise criativa e de audiência sem precedentes, a emissora de Silvio Santos precisa mostrar ao público e, sobretudo, ao mercado publicitário, que ainda tem poder de fogo.

Programa Raul Gil
Reprodução / SBT

Com isso, são fortes os rumores de que o canal, em 2023, pretende fazer uma reforma geral na programação. Por enquanto não há nada certo, mas existe um forte indício de que a mudança pode mesmo acontecer: a rede de TV planeja reduzir pela metade o tempo do Programa Raul Gil, o que abrirá espaço na grade para novidades.

Corte do veterano

Programa Raul Gil - Patricia Abravanel
Divulgação / SBT

Exibido pelo SBT desde junho de 2010, o Programa Raul Gil é um clássico dos auditórios da TV brasileira. O veterano animador comanda sua atração desde 1973 e já passou por várias emissoras, como Record, Tupi, Manchete e Band.

O Programa Raul Gil sempre se caracterizou por sua longa duração, tempo preenchido com musicais, concursos de calouros, quadros com crianças, show de talentos e clássicos como o Jogo do Banquinho e o Pra Quem Você Tira o Chapéu.

Mas, em 2023, a atração não deve escapar da tesoura do SBT. De acordo com o site NaTelinha, a casa já teria batido o martelo com relação à redução do tempo do Programa Raul Gil. Suas atuais quatro horas devem ser convertidas em apenas duas nas próximas semanas.

Segundo a publicação, são dois os motivos que levaram à decisão. Um deles é o fato de Raul Gil já ter manifestado o desejo de diminuir o ritmo de trabalho. Outro é que o canal busca uma atração de forte apelo comercial para ocupar parte das tardes de sábado. Um novo programa de auditório estaria sendo formatado para preencher o espaço entre 14h15 e 17h – Raul entraria depois, entre 17h e 19h.

Reforma geral

Casos de Família - Christina Rocha
Reprodução / SBT

O NaTelinha informou ainda que a redução do Programa Raul Gil é apenas uma entre as várias mudanças que o SBT planeja realizar na programação em 2023. A ideia seria qualificar a grade da emissora, lançando novos produtos que sejam capazes de atender às demandas do departamento comercial. Com isso, a expectativa é aumentar o faturamento em todas as faixas horárias.

Além do corte do Programa Raul Gil, outra medida que indica tal planejamento do SBT é a “suspensão” do Casos de Família. O programa de Christina Rocha, que já foi ameaçado de corte outras vezes, deve finalmente sair do ar e abrir espaço para uma atração também capaz de elevar o faturamento do canal.

O NaTelinha entrou em contato com o SBT para confirmar as mudanças. O canal não negou as modificações apuradas, mas respondeu afirmando que, em breve, divulgará as mudanças na grade. Ou seja, há sim, algo novo sendo preparado.

Novos programas

Arena SBT - Benjamin Back
Reprodução / SBT

Além da redução do Programa Raul Gil e do cancelamento do Casos de Família, há outras atrações no gatilho que podem fazer parte do pacote de novidades preparado pelo SBT. Entre as possibilidades ventiladas, está a volta de um clássico e uma nova aposta nas manhãs.

O Programa Livre, que foi originalmente lançado pela rede em 1991 justamente numa tentativa de qualificar a grade, pode voltar ao ar em 2023. A emissora agora busca um novo apresentador para o programa que consagrou Serginho Groisman.

Outra possibilidade ventilada é o lançamento de um novo programa matinal. Mesmo após o fiasco do Vem pra Cá, o SBT pensa numa nova atração de variedades para o horário para aumentar o faturamento da faixa matinal. Há quem diga que o canal tem interesse no passe de Ana Furtado, bastante cotada para assumir o horário.

Além disso, Benjamin Back (foto), apresentador do Arena SBT, também está à frente de um novo projeto na casa. No entanto, vale lembrar que todas as novidades que estão sendo pensadas pela direção do SBT devem passar pelo crivo de Silvio Santos, que, atualmente, se encontra em suas tradicionais férias nos EUA.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor