O SBT fez uma ampla reforma em sua programação para tentar conter a histórica crise de audiência que assolou os domínios de Silvio Santos nos últimos anos. No entanto, até aqui, as mudanças não surtiram efeito e o canal segue amargando baixos índices.

Gabriela Spanic em A Usurpadora
Gabriela Spanic em A Usurpadora

Mas a emissora não jogou a toalha. O canal, inclusive, se prepara para resgatar velhos curingas que, num passado de glórias, rendeu excelentes resultados. Em breve, as clássicas A Usurpadora e Maria do Bairro voltam para as mãos do SBT.

Assim, as produções mexicanas poderão servir como uma nova arma para alavancar a faixa Novelas da Tarde, que perdeu fôlego após a mudança de horário promovida pela emissora.

O SBT pode exibir Maria do Bairro e A Usurpadora?

Em 2021, produções mexicanas que fizeram história no SBT “mudaram de casa”. A Globo adquiriu os direitos de exibição das novelas Marimar, Maria do Bairro e A Usurpadora, produções da Televisa que registraram excelentes índices de audiência no canal de Silvio Santos nos anos 1990.

Segundo o site NaTelinha, o acordo da Globo com a produtora mexicana garantia a exclusividade de exibição destas novelas. Assim, as tramas foram lançadas no Globoplay e também ganharam uma exibição no canal Viva.

Mas, ainda de acordo com o NaTelinha, o acordo está prestes a expirar. A Globo perderá a exclusividade sobre os títulos em breve e, com isso, as clássicas novelas devem voltar às mãos do SBT.

O TV História havia informado, em agosto do ano passado, que a emissora de Silvio Santos monitorava a questão.

Maria do Bairro e A Usurpadora voltarão ao ar no SBT?

Thalia em Maria do Bairro
Thalia em Maria do Bairro

Apesar de Marimar, Maria do Bairro e A Usurpadora estarem prestes a voltar para o SBT, a emissora ainda não tem planos para relançá-las. Ao menos, não em 2024. O canal já definiu quais serão suas próximas novelas mexicanas.

Às 15h30, atual faixa na qual o canal costuma exibir folhetins inéditos, Contigo Sim estreou recentemente. Ainda não há uma confirmação sobre sua substituta, mas, provavelmente, será uma outra produção inédita.

Com isso, novelas como Maria do Bairro e A Usurpadora poderiam voltar às 14h30, faixa na qual atualmente a emissora exibe a reprise de Teresa. Mas a trama atual já está na reta final e o SBT escolheu Quando me Apaixono para substituí-la.

Eternos curingas

Tanto Maria do Bairro quanto A Usurpadora são eternos curingas do SBT. Tanto que cada uma delas já foi exibida nada menos que sete vezes pela emissora, sempre com resultados satisfatórios.

Sendo assim, não seria impossível a emissora recrutá-las novamente para estancar a atual crise de audiência. Desde que as Novelas da Tarde saíram do final da tarde e foram encaixadas no horário após o almoço, as tramas mexicanas perderam fôlego no Ibope. Resgatar tais clássicos poderia reverter a situação atual.

Apesar dos índices longe do que já foram um dia, as novelas mexicanas seguem como um importante pilar da programação do SBT. Tanto que, em novembro do ano passado, a emissora e a UnivisionTelevisa anunciaram a renovação do acordo, garantindo que o SBT siga exibindo folhetins daquele país.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor