Conforme o divulgado anteriormente por este colunista no TV História, o SBT perdeu para a Globo algumas de suas novelas mexicanas de maior sucesso, como Maria do Bairro e A Usurpadora.

A Usurpadora - Gabriela Spanic
Gabriela Spanic em A Usurpadora (Divulgação)

Isso aconteceu porque a concorrente adquiriu os direitos dos títulos para disponibilizá-los no Globoplay e, posteriormente, também os transmitir no canal Viva.

Assim, ainda que o acordo com a emissora de Silvio Santos seja para exibição em TV aberta, existe um período em que os produtos acabam se tornando exclusivos da nova empresa que os adquiriu, evitando que outra plataforma ou canal os exiba simultaneamente.

Esse tempo em questão é chamado de “janela”. Explicando melhor, todas as tramas da Televisa a cargo do Grupo Globo neste momento estão indisponíveis para transmissão em qualquer outro meio, seja na televisão ou em outros serviços de streaming. Mas este período de janela tem data para chegar ao fim.

[anuncio_1]

Por que o SBT perdeu as novelas mexicanas para a Globo?

Thalía como Marimar em novela de mesmo nome
Thalía como Marimar em novela de mesmo nome (divulgação)

De acordo com a assessoria do canal Viva, os títulos foram adquiridos separadamente, fazendo com que o término da janela de uma telenovela não seja necessariamente o mesmo que das outras.

No caso dos maiores trunfos da estação dos Abravanel, Marimar (1994), Maria do Bairro (1995) e A Usurpadora (1998), as três possuem o mesmíssimo tempo de janela, já que foram adquiridas juntas em contrato.

Os dramas de grande êxito foram adquiridos em 2021 para a plataforma global e em 2022 foram exibidas em sequência na emissora fechada.

[anuncio_2]

O SBT vai poder reprisar Maria do Bairro e A Usurpadora novamente?

Thalía em Maria do Bairro (reprodução)

Para a alegria dos telespectadores da rede da Anhanguera, os clássicos de suas tardes terão a janela finalizada em breve.

De acordo com informações de dentro da Globo e confirmadas via assessoria, as Marias de Thalía e a história das gêmeas de Gaby Spanic terão suas janelas encerradas “em meados de 2024”.

[anuncio_3]

Sendo assim, todas poderiam voltar a ser exibidas pelo SBT, caso a emissora assim o deseje. O único empecilho seria se a Globo resolvesse renovar os direitos da trama, o que, no momento, estaria descartado.

Vale dizer que, por falta de suas eternas curingas, o SBT vem reprisando folhetins que não foram bem em sua primeira exibição, ou já foram exaustivamente apresentadas em pouco tempo no período vespertino. Nos dois casos, a coisa não funcionou e derrubou a audiência do bloco Novelas da Tarde da emissora.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor