Sucesso indiscutível há mais de 40 anos, as novelas mexicanas formam um dos principais pilares da programação do SBT. Mesmo diante de uma grade completamente fracassada e desinteressante, a emissora ainda colhe bons resultados com os folhetins dublados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cambaleando com escolhas nem sempre tão favoráveis, os títulos ainda conseguem sobreviver mesmo inseridas em uma programação onde nada conversa com nada.
Na última segunda-feira (07), por exemplo, os melodramas se saíram bem e foram as maiores audiências do dia, mesmo com o bloco Novelas da Tarde recebendo em baixa do Fofocalizando. Um Refúgio para o Amor (foto acima) foi um dos destaques do dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maior audiência
Primeira a entrar no ar, a reprise de Sortilégio, iniciada às 17h20, obteve 4,4 pontos de média e 9,1 de participação, um acréscimo de quase 50% em audiência se comparado ao registrado pelo programa de fofocas, que marcou apenas 3.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Exibida na sequência, o sexto capítulo de Meu Pecado, exibida pela primeira vez em 2014, retrocedeu 0,1 e fechou o dia com 4,3. Apesar do recuo, se manteve na mesma faixa de audiência das outras duas.
Por último, Um Refúgio Para o Amor, a única inédita do trio, voltou a subir e anotou 4,8 pontos médios, que equivalem a 5 no arredondado.
Com o número registrado, a telenovela do ano de 2012 se sagrou como a maior audiência do dia entre todos os programas do canal de Silvio Santos.
Superaram folhetins do horário nobre
Os títulos vespertinos conseguiram ainda vencer a nacional e inédita A Infância de Romeu e Julieta e a terceira exibição de Cúmplices de Um Resgate, que pontuaram 4,3 e 4,0 pontos, respectivamente, entre 21h e 22h30.
Leia também: Após gota d’água, Neto detonou Globo ao vivo: “Um quer matar o outro”
Ou seja, os índices não somente foram os maiores ibopes do período vespertino, como de toda a programação do SBT. Acima até mesmo do Programa do Ratinho, que marcou 4,6 no mesmo dia.
DNA mexicano
A resposta do sucesso pode ser explicada considerando que, de toda a programação atual do SBT, os únicos produtos que fazem parte do DNA do canal e de seu público são exatamente os dramas advindos do México, presentes na grade desde o primeiro ano de vida da estação.
Além disso, mesmo mudando gradativamente de horário, os folhetins são exibidos no período da tarde ininterruptamente desde 2010, quando As Tontas Não Vão Ao Céu retomou a exibição das histórias. Ou seja, o canal conseguiu estabelecer um hábito.
Isso prova que se os folhetins tivessem um melhor tratamento, como por exemplo, recebendo com uma audiência melhor da atração anterior ou tivesse o investimento em mais títulos inéditos em detrimento de tantas reprises, a faixa das tramas latinas poderia se sair ainda melhor.