CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Globoplay disponibilizou, nesta segunda-feira (16), a novela Elas por Elas, de Cassiano Gabus Mendes, um dos maiores sucessos da TV da década de 1980. Exibida há mais de 40 anos, seria natural que metade dos atores já tenha falecido. Dos 29 artistas do elenco fixo da novela, 14 já nos deixaram.
Confira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mila Moreira (Marlene)
Ex-modelo, Mila Moreira resolveu investir na carreira de atriz no final dos anos 1970, com o apoio do amigo Cassiano Gabus Mendes, que escreveu várias personagens vividas pela atriz em suas novelas – como a Marlene em Elas por Elas, uma das sete amigas protagonistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Mila faleceu em 6 de dezembro de 2021, aos 75 anos, no Rio de Janeiro. A atriz teve uma parada cardíaca.
Luis Gustavo (Mário Fofoca)
Intérprete do atrapalhado detetive Mário Fofoca, Luís Gustavo deu vida a outros tipos memoráveis que povoam o imaginário popular: Beto Rockfeller, Victor Valentim, Juca Pirama, o Vavá do Sai de Baixo e tantos outros.
O ator faleceu em 19 de setembro de 2021, aos 87 anos, em Itatiba, no interior de São Paulo, em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino.
Sandra Bréa (Wanda)
Musa do cinema e da TV, Sandra Bréa despontou em 1973, na novela O Bem-Amado. Wanda, irmã de Mário Fofoca (Luis Gustavo) e uma das sete amigas da trama, foi outra personagem marcante de sua carreira. Wanda passou a novela inteira temendo que seu irmão descobrisse que ela era a mulher que ele investigava.
A atriz faleceu em 4 de maio de 2000, prestes a completar 48 anos de idade, no Rio de Janeiro. Apesar de ser soropositiva e conviver com o vírus HIV, Sandra Bréa foi vítima de um câncer no pulmão.
Eva Wilma (Márcia)
Uma das maiores estrelas de nosso país, Eva Wilma brilhou em uma carreira notória nos palcos, no cinema e na televisão, tendo vivido inúmeras personagens inesquecíveis, como as gêmeas Ruth e Raquel da primeira versão de Mulheres de Areia, em 1973, e a vilã Altiva na novela A Indomada, em 1997. Márcia de Elas por Elas foi outro grande momento.
Eva Wilma faleceu em 15 de maio de 2021, aos 87 anos, em São Paulo. A atriz estava internada tratando de um câncer no ovário, descoberto havia pouco tempo.
Carlos Zara (Jaime)
Marido de Eva Wilma, Zara atuou em Elas por Elas mas seus personagens mal se cruzaram. Na trama, era Jaime, casado com Helena (Aracy Balabanian). Carlos Zara foi outro grande ator, de brilhante carreira. Com Eva Wilma, viveu alguns casais românticos de sucesso, como Marcos, par de Ruth e Raquel em Mulheres de Areia, e o Professor Fábio, par de Jô Penteado em A Barba Azul (1974).
Zara faleceu em 11 de dezembro de 2002, aos 72 anos, em São Paulo, em decorrência de falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória provocadas por um câncer de esôfago.
Lauro Corona (Gil)
Um dos galãs jovens mais requisitados da televisão nos anos 1980, Lauro Corona é até hoje lembrado pelo talento e beleza. A primeira novela foi Dancin´ Days, em 1978. Atuou em vários sucessos até sua morte, em 1989. Em Elas por Elas, era Gil, filho de Helena e Jaime (Aracy Balabanian e Carlos Zara).
O ator faleceu em 20 de julho de 1989, aos 32 anos, no Rio de Janeiro, vítima de problemas decorrentes do vírus HIV. Lauro estava atuando na novela Vida Nova, mas precisou se ausentar para cuidar da saúde e não mais retornou.
Mário Lago (Miguel)
Ator, compositor e poeta, Mário Lago escreveu várias canções com ícones da música brasileira de seu tempo. É de sua autoria o famoso samba “Ai, Que Saudade da Amélia”, composto em 1942 em parceria com Ataulfo Alves. Como ator, participou de várias novelas de sucesso. Em Elas por Elas, viveu Miguel, pai de Helena (Aracy Balabanian) e avô de Gil (Lauro Corona).
O ator faleceu em 30 de maio de 2002, aos 90 anos, no Rio de Janeiro, vítima de enfisema pulmonar, após ter feito uma participação na novela O Clone.
Laerte Morrone (Roberto)
Ator famoso por vários papéis marcantes em novelas, a maioria cômicos, em Elas por Elas, Laerte Morrone viveu Roberto, advogado de Márcia (Eva Wilma), um tipo traiçoeiro.
O ator faleceu em 4 de abril de 2005, aos 73 anos, em São Paulo, de complicações pulmonares em decorrência de uma cirurgia de vesícula.
Felipe Carone (Evilásio)
Ator de vários trabalhos no cinema e televisão, Felipe Carone sempre viveu senhores simpáticos, bonachões, muitas vezes cômicos. Em Elas por Elas, era o desligado pai de Mário e Wanda (Luis Gustavo e Sandra Bréa).
O ator faleceu em 27 de março de 1995, aos 74 anos, no Rio de Janeiro, vitimado por um câncer no esôfago.
Ana Ariel (Raquel)
Filha do palhaço Piolin, prima do ator Ankito, Ana Ariel foi uma atriz recorrente em novelas da Globo entre as décadas de 1960 e 1980, sempre em papéis coadjuvantes. Em Elas por Elas, interpretou a ranzinza mãe de Mário e Wanda (Luis Gustavo e Sandra Bréa), mulher de Evilásio (Felipe Carone).
A atriz faleceu em 20 de fevereiro de 2004, aos 73 anos. A causa de sua morte não foi divulgada.
Ivan Cândido (Rubão)
Sempre em papéis coadjuvantes, Ivan Cândido também tem uma extensa ficha de trabalhos na televisão. Em Elas por Elas, foi Rubão, marido de Carmem (Maria Helena Dias), uma das sete amigas protagonistas.
Ivan Cândido faleceu em 31 de maio de 2016, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia.
Ana Helena Berenger (Vic)
Atriz e artista plástica, Ana Helena (na foto acima, a última da esquerda para a direita) teve poucos trabalhos na televisão: as novelas Sem Lenço Sem Documento (1977), Elas por Elas (1982) e Eu Prometo (1983-1984) e a minissérie Grande Sertão Veredas (1985). Em Elas por Elas, foi Vic, filha de Rubão e Carmem (Ivan Cândido e Maria Helena Dias). Estudou Arte em Paris, tornou-se artista plástica e foi morar em Los Angeles.
A atriz faleceu em 29 de julho de 2009, aos 48 anos, em Los Angeles, vítima de câncer de mama.
Paulo Gonçalves (Silvio)
Basicamente um ator de televisão, Paulo Gonçalves atuou por vinte anos na TV Globo, sempre em papéis coadjuvantes, como Silvio em Elas por Elas, pai de Marlene (Mila Moreira), uma das sete amigas protagonistas.
O ator faleceu em 1 de julho de 1986, aos 61 anos, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer no pâncreas.
Lupe Gigliotte (Vilma)
Irmã de Chico Anysio (com quem trabalhou em seus programas) e mãe da atriz e diretora Cininha de Paula, Lupe Gigliotte teve participações em algumas novelas. Em Elas por Elas, era Dona Vilma, mulher de Silvio (Paulo Gonçalves) e mãe de Marlene (Mila Moreira).
A atriz faleceu em 19 de dezembro de 2010, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, em consequência de um câncer no pulmão.