Samuel, de Nos Tempos do Imperador, existiu? Conheça sua história

Nos Tempos do Imperador

Em Nos Tempos do Imperador, atual trama das seis da Globo, Samuel (Michel Gomes) é um homem romântico e inteligente que conquista o coração de Pilar (Gabriela Medvedovski).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O personagem é muito marcante devido à sua história de luta em um país escravagista e também por te conseguido formar-se em engenharia mesmo sendo um homem negro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe-se que o jovem não existiu de verdade, mas especula-se que foi inspirado em personalidades reais, provavelmente nos irmãos André e Antônio Rebouças, pois ambos também eram baianos e estiveram entre os primeiros engenheiros negros do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Os irmãos também tiveram ajuda de Dom Pedro II para concluir seus estudos no ginásio e entrar na faculdade de engenharia. André e Antônio tornaram-se amigos do Imperador.

Apesar das semelhanças entre as histórias, na novela Samuel se chamava Jorge e era um escravo que lutava por liberdade, enquanto André e Antônio foram ativistas pela abolição, porém nunca foram escravos.

Quem é o ator

O ator que vive o personagem Samuel é Michel Gomes. Hoje com 32 anos, o carioca atuou no filme Cidade de Deus, em 2002, interpretando Bené, parceiro de crimes de Zé Pequeno na infância. Em 2008, viveu o protagonista Sandro no filme Última Parada 174.

Em 2009, o artista estreou na televisão com uma participação na série Força-Tarefa, na Globo, interpretando Hulk.

No mesmo ano, fez sua primeira participação em novelas em Viver a Vida. Ele interpretou Paulo, o estudioso irmão da protagonista Helena (Taís Araújo), que se envolveu com a ardilosa Soraya (Nanda Costa).

Preconceito

O ator não esconde a satisfação com seu papel em Nos Tempos do Imperador, de maior projeção em sua carreira até agora.

“A novela mostra a história dos nossos ancestrais e muito dela se reflete até hoje. Por exemplo, moro em um bairro em que todas as vezes que estou de moto, tomo uma dura muito grande porque não sabem que sou público. São aspectos que vivo no cotidiano”, disse o ator ao site da revista Quem.

Michel relatou que se identifica com a história de seu personagem na trama global, pois seus pais também precisaram enfrentar o preconceito das pessoas para viver sua história de amor, visto que ele era um homem branco e ela uma mulher negra.

“Eu volto todas as vezes para as minhas raízes, porque os meus avós paternos ficaram sem falar com meu pai durante 20 anos só por se casar com uma negra”, revelou o intérprete ao Notícias da TV.

Autor(a):

Sair da versão mobile