Salário impediu volta de musa dos anos 80 à Globo: “País pobre”

Sonia Braga - Bacurau

Sonia Braga em cena do filme Bacurau (Reprodução / IMDB)

Sonia Braga é uma atriz versátil, que conquistou o Brasil e o mundo com o seu talento e a sua beleza. Seja na TV ou no cinema, ela mergulha de cabeça em suas personagens sem medo de errar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sonia Braga em cena do filme Bacurau (Reprodução / IMDB)

Com todo esse currículo, ela foi convidada para fazer uma série da Globo em 2011. Mas tudo ficou apenas no papel… O motivo para tal teria sido um cachê astronômico.

Sucesso global

Aguinaldo Silva em participação no Conversa com Bial (Reprodução / Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972), Gabriela (1975), Dancin’ Days (1978), Força de um Desejo (1999) e Páginas da Vida (2006), foram alguns dos trabalhos de Sonia na Globo. Lá fora, ela esteve presente em The Cosby Show, Sex and the City, Law & Order, CSI: Miami, entre outras séries.

Em 2011, Aguinaldo Silva preparava Lara com Z, sobre a história da atriz Lara Romero (Susana Vieira), que utiliza uma verba do governo de forma errada e é perseguida pelo fiscal federal Leandro (Humberto Martins). Os dois acabam se apaixonando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A vilã da trama é Sandra Heibert, uma jornalista de fofoca que não perde a chance de cutucar e provocar Lara. A ideia era ter Sonia Braga nesse papel. Ela aceitou e mandou a conta do cachê. Aguinaldo Silva quase caiu para trás!

Cachê internacional

Helena Ranaldi, Tarcísio Meira e Sonia Braga em Páginas da Vida (Divulgação / Globo)

Em janeiro de 2011, o autor publicou em seu blog que Sonia estava fora da produção por ter pedido um cachê de Hollywood. Segundo a Folha de S. Paulo, em 18 de janeiro de 2011, o valor seria de 50 mil por episódio. Seriam 14 gravações: a atriz levaria 700 mil reais no total.

Sonia Braga rebateu a fala de Aguinaldo nas redes sociais.

“A verdade é que recebi da Globo uma oferta que me pareceu, no mínimo, indelicada: me propunham um salário menor do que o que recebi para fazer ‘Páginas da Vida’, cinco anos atrás”, disse.

“É um país pobre”

Beatriz Segall e Eliane Giardini como Maria Beatriz e Sandra em Lara com Z (João Miguel Júnior / Globo)

O autor usou novamente o seu blog para explicar a saída de Sonia do elenco.

“Primeiro ela pediu um preço de mercado internacional, e o Brasil, por mais que o Lula diga o contrário, ainda é um país pobre. E segundo porque, mesmo que a proposta dela fosse aceita, havia outro impedimento: um compromisso com a televisão americana a levaria a ficar algum tempo sem gravar aqui no Brasil, o que, do ponto-de-vista do nosso cronograma seria desastroso”, escreveu.

A atriz Eliane Giardini acabou ficando com o papel de Sandra Heibert e o fato foi comemorado pelo escritor.

“E a escolhida é alguém com quem eu queria trabalhar de novo há século (a última foi em ‘A Indomada’), mas nos últimos anos esteve sempre comprometida com as novelas de Glória Perez: a vilã de ‘Lara com Z’ será Tchan, tchan, tchan… Eline Giardini”.

Lara com Z teve apenas uma temporada e saiu do ar com baixa audiência. O último trabalho de Aguinaldo Silva na Globo foi a novela O Sétimo Guardião (2018). Já Sonia Braga esteve presente em Tapas & Beijos (2011), fazendo uma participação especial.

A relação entre a atriz e a Globo não é mais a mesma após Sonia entrar na justiça contra o canal.

“Uma exilada cultural”

Sonia Braga como Júlia Mattos em Dancin’ Days (Divulgação / Globo)

Em 2014, o Viva reprisou Dancin’ Days, um dos maiores sucessos de Sonia. Mas segundo o R7, a atriz entrou com um processo exigindo o pagamento de direitos de imagem, além de uma indenização.

“Eu sofro quando reprisam algo que fiz e não me pagam. Processei a Globo por isso. Há muitos anos, eu passei a ser uma exilada cultural. Ao mesmo tempo que sou uma representante do Brasil, não me chamavam para trabalhar”, desabafou em 2016 à revista Elle.

Em 2018, a justiça deu causa ganha a Globo, pois a atriz agiu de forma precipitada: a emissora estava dentro do prazo legal para pagar os direitos de imagem pela reprise.

Sair da versão mobile