CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Misture um pouco de Salve Jorge (2012) com uma colher de O Clone (2001), uma xícara de chá de A Força do Querer (2017) e uma pitada de Explode Coração (1995). Se preferir, salpique um pouco de Caminho das Índias (2009) ou América (2005) e… Voilá! Está pronta a receita de Travessia. A nova novela da Globo parece ter um pouquinho de cada uma das tramas de Gloria Perez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A referência mais evidente é Salve Jorge. São várias as similaridades entre a história de Morena (Nanda Costa) e de Brisa (Lucy Alves). Ambas são vítimas de uma armadilha e vivem às voltas com bandidos barra-pesada. Felizmente, as duas têm na delegada Helô (Giovanna Antonelli) um importante apoio.
Figurinhas repetidas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Por ter como pano de fundo os crimes virtuais, Travessia tem uma pegada de novela policial que Salve Jorge também tinha. Deste modo, as duas tramas convergem em vários pontos. E a sensação de déjà vu é ampliada na abertura, já que a voz de Seu Jorge embala as duas produções.
Além disso, a fuga de Brisa tem um “quê” de Sol (Deborah Secco), de América. A cena em que a heroína se esconde no porta-malas de Oto (Romulo Estrela) fez muita gente se lembrar da jovem que sonhava em cruzar a fronteira do México rumo aos Estados Unidos. Numa de suas tentativas, Sol se enfiou no porta-luvas de um carro.
“Gloriaverso”
Mas Travessia também traz outros elementos do “Gloriaverso”, o universo de Gloria Perez. Toda a história de Ari (Chay Suede), por exemplo, lembra demais a trajetória de Ritinha (Isis Valverde), em A Força do Querer. Assim como a sereia abandonou o marido por conta de uma aventura, Ari fez algo bem parecido com Brisa.
A autora também traz algo de O Clone em Travessia ao apostar no bar Encanto da Vila, onde Brisa vai trabalhar após deixar a cadeia. O estabelecimento de Nunes (Orã Figueiredo) é um point muito bem frequentado, tal qual o bar de dona Jura (Solange Couto) na produção de 2001.
Durante Travessia, Nunes deve receber vários famosos em seu bar, assim como a dona do bordão “né brinquedo não”. Nomes como Martinho da Vila e Milton Cunha já gravaram participação na novela.
Tecnologia
Travessia busca abordar a tecnologia sob os mais variados aspectos. A temática lembra Explode Coração, que falou sobre internet no horário nobre da Globo quando a rede mundial de computadores ainda era uma grande novidade.
O tema também surgiu, em menor proporção, em Caminho das Índias. A novela tinha Indra (André Arteche), um jovem blogueiro bastante ligado em tecnologia. Havia ainda a secretária Wal (Rosane Gofman), que gostava de se aventurar no Second Life, uma “moda” em 2009.
Mas, até aqui, Travessia ainda não trouxe nenhuma personagem interessada em uma barriga de aluguel, como no título de 1990. Só falta isso para que o “Gloriaverso” esteja 100% representado na nova novela…