Notícia mais bombástica da televisão brasileira em 2021, a saída de Fausto Silva da Globo continua rendendo. Na última quinta (30), o apresentador não pôde participar do evento de lançamento da programação de 2022 da Band por questões contratuais que ainda o prendem à antiga casa. Trata-se de mais um capítulo que comprova o abalo na relação entre o canal e seu antigo astro.

Em janeiro, quando a Globo confirmou que Faustão deixaria o canal no final deste ano, tudo indicada que a transição seria bem pacífica. Foi anunciado que o Domingão do Faustão teria atrações especiais para marcar seu último ano, como a Super Dança dos Famosos.

No entanto, tudo mudou quando, em maio, foi revelada o retorno de Faustão para a Band, a partir de janeiro de 2022.

Destacado repórter esportivo e comandante do programa Balancê no rádio, na primeira metade dos anos 1980, Fausto Silva despontou para a televisão quando Goulart de Andrade convidou-o para apresentar o programa Perdidos na Noite, na TV Gazeta, em 1984.

Depois disso, ele levou a atração para a Record e ficou nacionalmente conhecido quando apresentou a mesma produção na Band, entre 1986 e 1988 – no canal dos Saad, ainda fez o Safenados e Safadinhos. De lá, foi para a Globo, em 1989, estreando o Domingão do Faustão em março daquele ano.

Com as recentes mudanças ocorridas no organograma do Entretenimento da Globo, o apresentador acabou perdendo sua tradicional vaga na programação de domingo. Ainda lhe ofereceram um programa nas noites de quinta, que foi recusado pelo apresentador, que não quis arriscar na faixa das 23 horas.

“Prefiro cumprir minha história na Globo. Foram 32 anos de uma relação maravilhosa e 100% de liderança. A Globo faturou bastante comigo”, declarou ele ao site Notícias da TV.

Propositalmente ou não, pode-se chamar de “troco” o que foi feito com a Globo nessa época. A jornalista Cristina Padiglione informou, em sua coluna no Agora São Paulo, que a emissora não se manifestou formalmente sobre o retorno de Faustão para a Band, mas que a direção da casa, embora avisada por ele sobre seu destino, não esperava que o anúncio fosse feito com tanta antecedência – o Domingão ainda teria mais oito meses pela frente.

Resultado: Faustão acabou não apresentando seu programa no dia 13 de junho, quando estava tratando uma infecção urinária, e Tiago Leifert foi colocado em seu lugar. Era um claro teste com o jovem apresentador, quando o canal poderia ter simplesmente colocado uma reprise no ar.

Na semana seguinte, nova surpresa: o Domingão do Faustão simplesmente acabou, sem qualquer tipo de despedida. A Super Dança dos Famosos continuou no ar, com Leifert, e o Domingão com Huck, que deveria estrear somente no ano que vem, teve o início de sua trajetória antecipada para setembro.

Na semana passada, a Band confirmou oficialmente que o programa se chamará Faustão na Band e será exibido de segunda a sexta, em horário nobre. Apesar de ainda não ter sido anunciado, o horário também já estaria definido: das 20h30 às 22h45, ocupando parte do espaço atualmente comprado pelo pastor R. R. Soares.

O diretor do novo programa, Cris Gomes, que trabalhava com Faustão na Globo, deu alguns detalhes: mais de 300 profissionais estão trabalhando no desenvolvimento da atração, gravando quadros e reportagens em diversas partes do Brasil. Trechos de ensaios das bailarinas foram mostrados, revelando também um pouco do cenário da atração.

Enquanto isso, Faustão seguirá fora do ar até o final do contrato, em dezembro, participando, na surdina, da montagem de sua nova atração. Isso se nenhum novo capítulo surgir no meio do caminho.

Compartilhar.