Marcos Palmeira (foto abaixo) esteve nas duas versões de Pantanal (1990/2022) e, ao participar do remake de Renascer, vai repetir a dobradinha entre original e reboot, já que também participou da primeira versão da trama, em 1993.

Marcos Palmeira em Pantanal
Marcos Palmeira em Pantanal (Divulgação / Globo)

Mas essa não será a única coincidência que ligará as duas obras de Benedito Ruy Barbosa: a nova versão de Renascer seguirá o que foi visto em Pantanal e terá poucas mudanças em seu roteiro.

[anuncio_1]

A Globo vai mesmo seguir a linha que adotou na trama de Juma Marruá e não fará grandes alterações no remake de Renascer. A releitura do folhetim de Benedito continuará com o destino cruel de personagem, o que fez com que um ator rejeitasse o papel.

Na versão original da obra, José Venâncio (Taumaturgo Ferreira, foto abaixo), um dos filhos de José Inocêncio (Antônio Fagundes), morreu no meio da novela, após Benedito rejeitar a interpretação do ator.

Taumaturgo Ferreira em Renascer
Taumaturgo Ferreira em Renascer (Reprodução / Globo)

Taumaturgo acabou sendo surpreendido ao ser retirado da trama. Na época, o personagem foi assassinado em uma emboscada.

[anuncio_2]

Ator recusa novela da Globo

Rodrigo Simas em Salve-se Quem Puder
Rodrigo Simas em Salve-se Quem Puder (Reprodução / Globo)

Neste ano, a emissora carioca bateu o martelo e definiu a estreia do remake de Renascer para 2024. O elenco está em processo de escalação e Rodrigo Simas já havia sido escolhido para interpretar José Venâncio, um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), na nova versão da história.

No entanto, o ator desistiu do projeto. Segundo informações do jornal Extra, ele rejeitou o papel após ficar sabendo que o personagem morre no meio da novela. O desejo do artista é fazer um trama do começo ao fim.

Com a recusa de Simas, a Globo iniciou uma corrida contra o tempo para encontrar um substituto. A emissora está atrás de outro ator para interpretar José Venâncio, já que as gravações terão início no começo de outubro, na Bahia.

[anuncio_3]

Rejeitado e expulso de novela

Taumaturgo Ferreira
Taumaturgo Ferreira (Reprodução / Web)

Em 1993, o papel traumatizou Taumaturgo Ferreira. Em entrevista ao jornal O Globo, em 2021, ele contou que havia combinado com o diretor de Renascer que não faria um tipo rural porque seu personagem era estudado.

“Só que se esqueceram de combinar com os russos (risos). Aí me picharam, disseram que eu fazia um papel muito afetado e sofisticado para aquela família. Fui sentindo uma resistência. Me expulsaram no capítulo 50 ou 60, não lembro. E nessa hora aparece todo mundo que não vai com a sua cara para chutar cachorro morto”, declarou o ator.

Renascer sem alterações

Renascer - Osmar Prado
Osmar Prado em Renascer (Divulgação / Globo)

Com isso, a nova versão de Renascer seguirá o mesmo caminho do remake de Pantanal, que não teve alterações nos rumos de seus personagens. Assim, já se sabe que o destino de Tião Galinha será o mesmo do original.

No folhetim da década de 90, o personagem foi interpretado por Osmar Prado. Ele, de fato, morreria na história, mas teve o desfecho trágico alterado e antecipado após pedido do ator, que brigou com um dos chefões da Globo.

“Durante a novela tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge”, contou Osmar Prado à Revista Caras, em 19 de julho de 2015.

Substituta de Terra e Paixão, o remake de Renascer estreia em janeiro de 2024. A adaptação está a cargo de Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, que também foi o responsável pela releitura de Pantanal.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.