André Santana

No final do ano passado, Rodrigo Faro enfrentou diversas dificuldades para renovar seu contrato com a Record. Além de ter que engolir uma redução salarial, o apresentador ainda viu a emissora iniciar uma espécie de “namoro” com Faustão, o que alimentou comentários de que poderia perder sua vaga para o ex-Domingão.

Hora do Faro - Rodrigo Faro
Reprodução / Record

Por fim, Faro conseguiu renovar seu acordo com o canal. Mas, meses depois, Faustão e Band anunciaram o fim da parceria, o que pode reabrir as negociações do animador com a Record. Estaria Rodrigo Faro com seu futuro ameaçado no canal?

[anuncio_1]

Vai dar namoro

Hora do Faro - Rico Melquiades e Rodrigo Faro
Antonio Chahestian / Record

Os bastidores da TV estavam movimentados no final de 2022. Ao mesmo tempo em que Rodrigo Faro (na foto acima, com Rico Melquiades) e a Record viviam um impasse com a renovação do contrato do artista, Faustão e a Band discutiam se permaneceriam com um programa diário ou partiriam para uma atração semanal.

Neste contexto, tornou-se público o interesse da Record por Faustão. O próprio apresentador chegou a confirmar que houve uma sondagem, mas que tudo não passou disso, já que, naquela época, seu interesse era permanecer na Band.

Com isso, nada mudou. Faustão e a Band optaram por dar continuidade ao diário Faustão na Band, enquanto Record e Faro chegaram num novo acordo. O apresentador e a emissora chegaram a um meio termo quanto ao salário do artista, mas fecharam um contrato sem prazo de validade e sem previsão de multa de rescisão.

Mas…

Faustão na Band - Anne Lottermann
Reprodução / Band

Porém, muita coisa aconteceu de lá para cá. As mudanças no Faustão na Band não surtiram efeito e derrubaram ainda mais a já baixa audiência do programa. Enquanto isso, o Hora do Faro também vive uma crise sem precedentes, registrando os piores números de sua história.

E assim chegamos aos dias de hoje, quando a Band confirma o fim do programa de Faustão. O contrato do apresentador com a Band iria até 2026, mas ele pode ser rompido sem maiores consequências se as partes assim desejarem.

De acordo com informações do Notícias da TV, que conversou exclusivamente com o animador, Faustão está cansado de gravar programas diários, o que alega desgastante. Assim, o artista pretende dar um tempo da televisão.

Ou seja, se a Record sondou Faustão no final do ano passado, tudo leva a crer que a emissora do bispo Edir Macedo pode tentar novamente. Com a crise de audiência do Hora do Faro, ter Faustão no comando de um novo dominical é uma ideia bastante sedutora para a TV da Barra Funda. Não seria estranho se as partes retomassem as conversas iniciadas há alguns meses em um futuro próximo.

Futuro de Faro

Hora do Faro - Rodrigo Faro
Reprodução / Record

Isso coloca o destino de Rodrigo Faro em xeque. Não é de hoje que a Record se mostra insatisfeita com os resultados do Hora do Faro. Se o animador não conseguir reverter a drástica queda de audiência de seu programa, é bem possível que, em breve, a emissora resolva acabar com a atração de vez. Com Faustão solto no mercado, então…

Por outro lado, Faro não decepciona à frente do Canta Comigo. A competição musical registra bons índices de audiência e ajuda a aliviar o vexame que o Hora do Faro vem passando aos domingos. De repente, ele pode seguir o caminho de Xuxa e Marcos Mion que, quando estavam na Record, perderam seus programas para apresentar formatos.

Porém, outra possibilidade seria a Record abrir mão de vez de Faro, já que seu contrato permite que qualquer parte o rompa a qualquer momento. Com Faustão ou sem Faustão, fato é que Faro, atualmente, está na berlinda.

Mas seria bem curioso se Faustão ocupasse o espaço hoje destinado a Rodrigo Faro na Record. Afinal, há alguns anos, Faro era o queridinho do público e da crítica e era apontado como um possível sucessor de Fausto na Globo, vaga que acabou com Luciano Huck. Seria irônico se Faro, um possível sucessor de Faustão, fosse agora substituído pelo próprio. O mundo dá voltas…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor