A volta de A Viagem no Viva trouxe de novo à tela Yara Cortes, um dos maiores nomes da história da televisão brasileira e que viveu a inesquecível Dona Maroca na novela produzida pela Globo em 1994.

Saiba tudo sobre a atriz:

Quem foi Yara Cortes?

Yara Cortes em A Viagem
Yara Cortes em A Viagem

Odete Cipriano Serpa, nome verdadeiro de Yara Cortes, nasceu em 22 de setembro de 1921, no Rio de Janeiro (RJ).

A futura atriz foi criada em um internato após perder a mãe e lá já demonstrava vocação pelo teatro. Antes disso, serviu como enfermeira no Rio Grande do Norte durante a Segunda Guerra Mundial e atuou como aeromoça.

Iniciou sua carreira artística no final da década de 1930, no teatro. Em 1939, estreou no cinema.

Uma das pioneiras da televisão brasileira, iniciou no veículo em 1951, no Grande Teatro Tupi. Depois de morar nos Estados Unidos por alguns anos, voltou ao Brasil e estreou nas novelas em Acorrentados (1969), da Record.

Entre os principais papéis de sua carreira estão Bubu em O Rebu (1974), Carolina em O Casarão (1976), Dona Xepa na novela homônima (1977), Madame Clô em Marron Glacê (1979), Joana em Roda de Fogo (1986), Dona Maroca em A Viagem (1994) e Olga em História de Amor (1995).

Yara Cortes era casada?

Yara Cortes em Dona Xepa
Yara Cortes em Dona Xepa

Yara Cortes nunca foi casada e não teve filhos. Ela vivia em um pequeno apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde criava dezenas de passarinhos.

Quem é Dona Maroca em A Viagem?

Muito querida pelo público, Dona Maroca era mãe de Raul (Miguel Falabella), Diná (Christiane Torloni), Estela (Lucinha Lins) e Alexandre (Guilherme Fontes).

Morava na casa de Diná e adorava a neta Patty (Viviane Ribeiro). No final da trama, após morrer, acabou reencontrando Diná no Nosso Lar, em emocionante cena do último capítulo.

O que aconteceu com Yara Cortes, a Dona Maroca de A Viagem?

Longe da televisão desde 1999, quando participou de um episódio do Você Decide, Yara Cortes morreu em 17 de outubro de 2002, aos 81 anos, na capital fluminense.

Qual foi a causa da morte de Yara Cortes?

Yara Cortes lutava contra um câncer no pulmão e sofreu insuficiência respiratória aguda no hospital Copa D’Or, em Copacabana, onde estava internada.

O corpo da atriz foi sepultado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Clique aqui para conferir todas as notícias que publicamos sobre Yara Cortes

Clique aqui para saber tudo sobre A Viagem

Compartilhar.

Thais Milena é uma jornalista formada apaixonada pela história da televisão brasileira e pelo universo dos famosos. Com conhecimento e entusiasmo, se dedica a compartilhar informações, curiosidades e análises sobre os bastidores da televisão, os programas icônicos e os artistas renomados do Brasil. Através do trabalho, busca entreter e informar seus leitores, levando-os a uma viagem pelos momentos marcantes e pelas personalidades que influenciaram a cultura televisiva do país.