Joana (Alice Carvalho) é a esposa de Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer. Juntos, eles têm dois filhos. Mas o casamento, que aparenta ser feliz, acabará de forma trágica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É que enquanto o marido está mais preocupado em cultivar o diabinho na garrafa na intenção de enriquecer tal qual José Inocêncio (Marcos Palmeira), a sua esposa é assediada por Egídio (Vladmir Brichta).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais para frente, ela ainda irá se interessar por outra personagem da novela, ganhando um desfecho inédito.
Quem viveu Joaninha na primeira versão de Renascer, em 1993?
A primeira atriz a interpretar Joaninha foi Tereza Seiblitz. A chegada dela à trama acabou se revelando uma grande e feliz coincidência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Quando fui chamada para a novela, já estava na Bahia há nove meses apresentando a peça Dona Flor e seus Dois Maridos. Lembro que estava lendo O cão sem plumas, do João Cabral de Melo Neto, em que ele fala sobre o Rio Capiberibe e os catadores de caranguejo. Então, foi realmente um presente. A primeira vez que eu entrei no manguezal foi por conta da novela, algo que me marcou para sempre”, contou a artista ao jornal O Globo.
Renascer foi a quarta novela da artista que, surpreendentemente, confessou somente se sentir à vontade nos sets de filmagens a partir da obra de Benedito Ruy Barbosa.
Em 1993, Tereza Seiblitz era uma atriz em ascensão. O sucesso em Renascer a levou a conquistar o papel da cigana Dara, protagonista de Explode Coração (1995). Porém, depois da novela de Gloria Perez, Tereza fez poucos trabalhos na TV.
Seu mais recente trabalho foi Milagres de Jesus (2015), na Record. Ela também está no elenco de Justiça 2, recentemente lançada pelo Globoplay e que marca a volta dela à telinha.
O que acontece com Joana no final de Renascer?
Ao longo dos capítulos, Joana perde o marido em uma cena emocionante – ele tira a própria vida após ser preso injustamente. Sequência esta que é uma das favoritas de Tereza Seiblitz e, segundo ela, também a mais difícil que gravou.
“Quando recebi o roteiro e comecei a ler, chorei tanto que não conseguia decorar. Cheguei a ligar para o meu pai, que era muito meu parceiro, e ler a cena para ele. Cheguei no cenário sem o texto na cabeça. E na hora da gravação foi impressionante: o texto veio todo, num tempo maravilhoso. Eu tinha a sensação de que não tinha decorado, mas tinha”, rememorou a atriz.
Com a partida de Tião Galinha, Joaninha acabou se interessando pelo padre Lívio, na época a cargo de Jackson Costa, mas que na adaptação foi transformado em pastor e é interpretado por Breno da Matta.
No entanto, de acordo com informações recentemente divulgadas, Joana deverá se envolver com Zinha (Samantha Jones).