Em exibição no canal Viva, a novela Coração de Estudante foi originalmente exibida pela TV Globo de fevereiro a setembro de 2002.

Coração de Estudante - Adriana Esteves, Fábio Assunção e Helena Ranaldi
Divulgação / Globo

Escrita por Emanoel Jacobina, a trama narrava o cotidiano da Universidade de Nova Aliança, cidade do interior de Minas Gerais. Relembre abaixo quem se deu bem e quem se deu mal no folhetim estrelado por Fábio Assunção, Adriana Esteves e Helena Ranaldi.

Clara e Edu se casam

Coração de Estudante - Fábio Assunção e Helena Ranaldi
Divulgação

Clara (Helena Ranaldi) consegue provar a inocência de Edu (Fábio Assunção) por conta do assassinato do detetive Alceu (Hugo Gross). Após o ocorrido, a advogada decide se declarar ao professor, que a pede em casamento.

Mas, antes do final feliz do casal, eles ainda terão que enfrentar o vilão Leandro (Marcelo Antony). O mau-caráter tentará fugir, levando Lipe (Pedro Malta) como refém, depois que seus crimes são revelados.

No final, o casal, com ajuda de Nélio (Vladimir Britcha) e Amelinha (Adriana Esteves), conseguem resgatar a criança, para alívio de todos. Tempos depois, Clara e Edu se casam e anunciam a Lipe que ele vai ganhar um irmãozinho.

Amelinha e Nélio finalmente se acertam

Adriana Esteves e Vladimir Brichta
Reprodução

Amelinha (Adriana Esteves) foi capaz de qualquer coisa para ficar com Edu. Só que, no decorrer da história, ela acabou se encantando pelo peão Nélio (Vladimir Britcha), a quem sempre desprezava toda vez que ele declarava o seu amor. Amelinha chegou a engravidar dele para enganar Edu.

Só que a mimada filha de João Mourão (Cláudio Marzo) logo percebe que está apaixonada pelo capataz. Assim, ela decide procurá-lo após descobrir que ele está planejando marcar casamento com Esmeralda (Ângela Vieira).

Ela invade o quarto onde o casal se encontra e revela, diante deles, que pagou para imprimir um exame falso e que, portanto, Nélio é o verdadeiro pai de Joãozinho. Amelinha também implora que o peão reate com ela. Nélio, a princípio, fica revoltado com a revelação. Mas, no dia do casamento de Edu e Clara, Esmeralda desiste de se casar com Nélio e o manda procurar Amelinha.

Os dois se encontram e acertam suas diferenças. Eles se declaram apaixonados um pelo outro e se beijam. Juntos, passam a criar o pequeno Joãozinho, portador da Síndrome de Down.

Sozinha, Esmeralda decide ir embora de Nova Aliança, deixando o seu bar aos cuidados de Mateus (Caio Blat).

Final feliz para os jovens casais

Paulo Vilhena - Coração de Estudante
Divulgação / TV Globo

A doce Rafaela (Júlia Feldens), após inúmeros desencontros, se acerta com Fábio (Paulinho Vilhena).

Enquanto Mateus, filho de Esmeralda, um rapaz rude e briguento e que detestava os calouros, encontra a felicidade nos braços da veterana estudante Rosana (Alinne Moraes). Ele passa a ajudá-la a cuidar de Vitinho, filho dela.

Já Pati (Marília Passos), irmã de Clara, finalmente se acerta com Baú (Claudio Heinrich), com quem vivia um relacionamento de gato e rato. Após se casarem, ela descobre estar grávida dele e, juntos, planejam a chegada do primeiro herdeiro.

João Mourão conquista o amor da filha

Claudio Marzo - Coração de Estudante
Divulgação / TV Globo

Outro que mudou de vilão para mocinho foi o fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). Após descobrir que a advogada Clara é sua filha, ele faz de tudo para conquistar o seu amor.

Na reta final da novela, o fazendeiro conquista o amor de Clara, que acaba aceitando ser reconhecida como filha dele. Para provar que realmente mudou, ele decide abrir mão de suas terras com os posseiros, terminando a trama em paz com sua consciência.

[anuncio_5]

Raul e Lígia reatam 

Jussara Freire e Marcos Caruso - Coração de Estudante
Reprodução

Enquanto isso, Raul (Marcos Caruso) aceita reatar o casamento com Lígia (Jussara Freire). Eles se separam quando Raul descobre que Clara não era sua filha, e sim de um caso extraconjugal com o fazendeiro João Mourão (Claudio Marzo).

Porém, a felicidade do casal não dura muito tempo, pois ele recebe a visita surpresa de dois gêmeos que afirmam serem seus filhos, fruto também de uma aventura dele fora do casamento.

[anuncio_6]

Pedro Guerra termina ao lado dos filhos e sogra

Bruno Garcia e Helena Ranaldi - Coração de Estudante
Reprodução

Quem também tem um final feliz é o promotor Pedro (Bruno Garcia) que, ao longo da trama, tentou de todas as formas se aproximar de Clara, sem sucesso.

No fim, ele desejará felicidades à amada e Edu, e decide morar com os filhos André (Miguel Rômulo) e Rodrigo (Dorgival Junior), que foram levados para Nova Aliança pela sogra Zuzu (Marly Bueno).

Leandro é preso 

Marcello Antony - Coração de Estudante
Reprodução

Já Leandro (Marcello Antony), que cometeu uma série de crimes como o sequestro de Lip, o assassinato de Alceu e o registro de dalsa acusação de assédio sexual de Rosana, vai responder por tudo isso.

Ele confessa todos seus crimes para Mariana (Carolina Kasting), ex-mulher de Edu, e ameaça ir embora para Paris. Mas Mariana diz que só aceita seguir ele se o filho for junto. Porém, tudo não passa de uma armação, já que o delegado Pedro (Bruno Garcia) acaba dando o flagrante e lhe dá voz de prisão. Com isso, Leandro vai parar na cadeia.

Enquanto isso, Mariana volta para clínica de reabilitação. A ex-mulher de Edu contou com ajuda de Leandro para conquistar a guarda de Lipe. Edu sempre relutou em deixar o filho com a mãe, principalmente por conta de seu vício em drogas e álcool, que a levou a atropelar o próprio irmão, Joaquim (Marcelo Escorel).

Porém, após a prisão de Leandro, a jovem decide ir embora de Nova Aliança e iniciar um tratamento numa clínica para dependentes químicos, deixando Lipe aos cuidados de Edu e Clara.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor