Recentemente, o jornal Extra divulgou alguns nomes que deverão compor o núcleo principal do remake de Pantanal. No entanto, a Globo acabou adiando a estreia da novela para 2022, por causa do agravamento da pandemia de Covid-19.

Escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa para a Manchete em 1990, a nova versão terá assinatura do neto deste, Bruno Luperi, que colaborou em Velho Chico (2016).

A lendária novela, ambientada no Pantanal Mato-Grossense, conta a saga familiar de Zé Leôncio (vivido por Cláudio Marzo na Manchete) e os desafios da convivência entre peões e parentes em meio a uma das mais belas paisagens naturais do Brasil.

Por isso, a coluna se dispôs a avaliar alguns desses nomes cotados para o remake que ainda nem estreou, mas já fez história na televisão.

Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Juma Marruá (Alanis Guillen)

Desde o anúncio do remake, vários nomes surgiram como possíveis protagonistas da telenovela de Benedito Ruy Barbosa. Algumas atrizes da Rede Globo como Carol Castro, Débora Nascimento, Lucy Alves, Thaissa Carvalho e Cynthia Senek chegaram a fazer publicações nas redes sociais como campanha para o papel. Mas o posto da mulher-onça será mesmo assumido pela jovem Alanis Guillen, 22, que possui a experiência de protagonista de Malhação – Toda Forma de Amar. A jovem atende todas as características físicas que a personagem exige e possui uma jovialidade que a estreante da época, Cristiana Oliveira, também trazia. É importante ressaltar que a atriz da Manchete tinha 27 anos quando assumiu o papel da pantaneira, que tinha, aproximadamente, 20 anos na história.

Joventino Neto (Jesuíta Barbosa)

Inicialmente, o Extra divulgou que Rafael Cardoso havia sido cotado como protagonista de Pantanal, para viver o jovem tímido e franzino Jove (vivido por Marcos Winter em 90). Pouco crível, Rafael Cardoso, além de bater ponto anualmente na programação da Rede Globo há uma década, possui tipo físico de um crossfiteiro, bem distante do que se conhece do mocinho de Pantanal. Diante disso, o site RD1 anunciou que Jesuíta Barbosa dará vida ao neto do Velho do Rio. Aqui sim – caso se confirme – temos uma escolha acertada. Jesuíta possui o tipo físico ideal para interpretar o jovem que nasceu no Pantanal, mas foi criado cheio de proteção no Rio de Janeiro. Em conflito com suas origens, Jove terá até sua sexualidade questionada pelos peões e seu próprio pai, Zé Leôncio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Zé Leôncio (Marcos Palmeira)

Na Rede Manchete, coube ao ator Cláudio Marzo viver dois personagens: o fazendeiro José Leôncio e seu pai Joventino (Velho do Rio). Com a morte do segundo, Zé Leôncio herdou as terras do pai, que virou uma espécie de figura folclórica da floresta. Marcos Palmeira, que esteve na trama da Manchete vivendo Tadeu, filho de Leôncio, agora viverá o rei do gado. Desta vez, o ator não terá que dividir os dois papéis simultaneamente. Uma curiosidade: Marcos Palmeira assumirá o papel aos 57 anos, enquanto Cláudio Marzo viveu o protagonista adulto da novela aos 50 anos de idade.

Filomena (Dira Paes)

Mãe de Tadeu, a ex-prostituta Filó se casa com Zé Leôncio e passa a viver na fazenda. Na versão da Manchete, a majestosa Jussara Freire deu vida ao papel. Nesta versão, Dira Paes promete desempenhar também um ótimo trabalho. Anteriormente, Dira esteve em Velho Chico como Beatriz Raposeiro, ou seja, a atriz já tem afinidade com o texto do dramaturgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Velho do Rio (Osmar Prado)

O papel do mítico Velho do Rio havia sido oferecido a Antônio Fagundes, mas o ator recusou para se dedicar a um projeto da sua produtora, a Fa Filmes. Por isso, Osmar Prado deve encarnar o personagem, de acordo com o Notícias da TV. O talento e a experiência de Osmar são incontestáveis, por isso o ator deve desempenhar um ótimo trabalho no remake.

Outros nomes confirmados no elenco são: Julia Dalavia (possivelmente Guta), Débora Bloch (possivelmente Maria Bruaca), Lilia Cabral, Marcos Caruso e Enrique Diaz, sem personagens confirmados.

O que você espera do remake de Pantanal? O que achou das escalações até agora?

Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor