Muitos artistas da televisão brasileira e internacional declararam seus últimos desejos antes de partir. Alguns tiveram seus pedidos atendidos, mas outros não.
Relembre 10 estrelas que fizeram um último pedido antes da morte:
Nelson Xavier
O veterano é dono de trabalhos marcantes como o Lampião, de Lampião e Maria Bonita, ou o médium Chico Xavier no longa sobre sua vida. Porém, Nelson Xavier foi diagnosticado com um câncer no pulmão, e faleceu aos 75 anos, em maio de 2017. A médica Clarissa Alves de Oliveira revelou qual foi o último pedido do ator.
“Ele falava que foi tocado quando fez o filme do Chico. Ontem, quando eu acompanhava a Via Negromonte [esposa do ator] nos momentos finais, ela falou assim: ‘eu preciso atender uma vontade dele. Ele quer ser vestido com um terno que ele ganhou do Chico’”, revelou.
Tarcísio Meira
Pioneiro da televisão brasileira, Tarcísio Meira foi um dos grandes galãs da teledramaturgia nacional. Ele se destacou em inúmeros clássicos, como Irmãos Coragem (1970), Escalada (1975) e Guerra dos Sexos (1983), entre muitos outros. Sua última novela foi Orgulho e Paixão, em 2018.
Tarcísio Meira morreu em 12 de agosto de 2021, vítima de complicações ocasionadas pela Covid-19. pouco antes dele morrer, o veterano pediu para que suas cinzas fossem jogadas na fazenda da família, em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Sua esposa, Gloria Menezes, e seu filho, o ator Tarcísio Filho, realizaram o desejo.
Paulo Goulart
Ao lado de Nicette Bruno, o ator Paulo Goulart formou uma família de artistas. Ele conquistou o público por conta de sua grande atuação em trabalhos como A Muralha (1968), Uma Rosa com Amor (1972), Roda de Fogo (1986) e Amazônia (2007).
Ele faleceu aos 81 anos, em março de 2014, após uma intensa luta contra um câncer. Mas, antes de partir, Paulo Goulart fez um pedido à esposa Nicette Bruno.
“Viva muito, trabalhe como você gosta e não perca sua alegria”, revelou a veterana, que faleceu em dezembro de 2020, aos 87 anos, por complicações da Covid-19.
Francisco Milani
Francisco Milani era ator e dublador. Ele alcançou alta popularidade junto ao público por conta de sua participação em programas de humor. Entre os vários tipos consagrados pelo veterano estavam Pedro Pedreira, da Escolinha do Professor Raimundo, e Saraiva, do Zorra Total.
Em 2005, o comediante descobriu que tinha um câncer retal metastático em estado avançado. Ele faleceu em agosto de 2005, aos 68 anos.
Para o velório, ele havia solicitado três coisas: que a cerimônia fosse curta e que tocassem os hinos do Corinthians e da Internacional Socialista.
Jô Soares
Jô Soares foi um dos maiores showman do Brasil. Ator, humorista, dramaturgo, escritor, jornalista e apresentador, o artista se consagrou em inúmeros programas de humor, nos anos 1960 a 1980, e em seu famoso talk show. Ele comandou Jô Soares Onze e Meia, no SBT, e Programa do Jô, na Globo.
O artista faleceu em agosto deste ano. Ele estava internado havia algum tempo e, segundo sua amiga e ex-mulher, Flavia Pedras, Jô fez um último pedido. Ao ser questionado pelo médico se havia alguma visita que ele não gostaria de receber, o apresentador foi enfático:
“Só o Bolsonaro”, disse.
Gal Costa
Considerada uma das maiores cantoras do Brasil, Gal Costa estava em plena atividade quando faleceu, em novembro de 2022. Ela se afastou de shows em setembro, por conta de uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita, mas pretendia retomar sua ampla agenda de shows.
Por isso, sua morte pegou todo mundo de surpresa. No entanto, a pedido da própria Gal Costa, a causa de seu falecimento não foi divulgada pela família.
Orival Pessini (Fofão)
O intérprete de Fofão era um dos mais versáteis artistas brasileiros. Seu rosto era pouco conhecido, já que ele criava máscaras para dar vida aos seus inúmeros personagens, como Patropi, Macaco Sócrates e o simpático Fofão, que foi ídolo infantil nos anos 1980. O alienígena de grandes bochechas foi criado para o infantil Balão Mágico, da Globo.
Orival Pessini faleceu aos 72 anos, em outubro de 2016, por conta de um câncer no baço. Mas, antes de morrer, ele pediu que sua família destruísse todas as máscaras que ele criou. O ator não queria que outra pessoa desse vida aos seus personagens.
“Era uma preocupação de mau uso, de que alguém pegasse e fizesse mau uso delas. Ele dizia ‘o Fofão vivo só existe um, sou eu’. Era um desejo, e a gente obedeceu”, contou Álvaro Gomes, empresário de Pessini, em entrevista ao UOL.
Tom Veiga
Louro José era o simpático papagaio que aparecia ao lado de Ana Maria Braga. Ele foi criado em 1997, quando Ana comandava o Note e Anote, na Record, e seguiu com ela para a Globo, no Mais Você. Quem dava vida ao personagem era Tom Veiga, que morreu em novembro de 2020, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
No dia 6 de abril de 2021, cinco meses após o falecimento de Tom, o jornal Extra noticiou que, em um áudio do criador do Louro José para um amigo, ele revelou que queria tirar sua ex-mulher, Cybelle, do seu testamento.
Porém, Tom não teve tempo para resolver isso e o processo por sua herança segue na Justiça.
Gilberto Martinho
Pioneiro da televisão brasileira e estrela de diversas novelas da Globo, o ator Gilberto Martinho esteve na inauguração da TV Tupi, em 1950, onde participou de teleteatros. Mas o sucesso veio por meio de um personagem infantil, Falcão Negro, herói brasileiro que protagonizou uma série de mesmo nome.
Ele faleceu aos 71 anos, em agosto de 2001, por conta de um câncer de pulmão. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Martinho despediu-se da família, preparou um testamento e pediu para ser sedado. Ele foi sepultado com roupas brancas e sem sapatos, conforme seu desejo.
[anuncio_5]
Hector Bonilla
Famoso ator mexicano, Hector Bonilla ganhou popularidade no Brasil em razão de sua participação no seriado Chaves. A atração, que era exibida à exaustão pelo SBT, recebeu o galã num dos episódios mais queridos pelos fãs do humorístico.
Hector faleceu aos 83 anos, em novembro de 2022, depois de lutar contra um câncer nos rins por quatro anos. O ator fez um último pedido aos seus familiares: ele queria que, em seu túmulo, fosse fixada uma simples frase: “O show acabou”. Além disso, pediu que seus filhos cuidassem da mãe.u