André Santana

Em Travessia, novela de Gloria Perez que substituirá Pantanal na Globo a partir de outubro, a digital influencer e ex-BBB Jade Picon vive a jovem Chiara, uma das personagens centrais do novo folhetim. A escalação da rival de Arthur Aguiar no BBB22 aconteceu em meio a muitas polêmicas e, por isso, a Globo tem adotado algumas estratégias para acalmar os ânimos dos críticos.

Jade Picon

Assim que surgiram as primeiras notícias dando conta de que Jade Picon faria sua primeira novela na Globo, a emissora foi alvo de críticas de todos os lados.

Atores profissionais que não têm tanto espaço na telinha reclamaram que a emissora estava priorizando número de seguidores em detrimento de formação e experiência na área. O fato de Jade ter saído do BBB também motivou a celeuma.

Defesa

Gloria Perez

Porém, Gloria Perez veio a público defender a escolha de Mauro Mendonça Filho, diretor artístico de Travessia.

“Jade fez teste e surpreendeu, só por isso foi escolhida. E desde então vem sendo preparada”, afirmou a autora ao jornal O Globo.

“Nenhuma arte tem uma única porta de entrada. É claro que o ideal é que a pessoa chegue com uma formação sólida, mas muitas vezes, descoberto o talento, a formação começa a se fazer depois da escolha. O importante é que se faça. Esse é o histórico de muitos grandes atores”, minimizou Gloria.

Estratégias

Grazi Massafera e Jade Picon

No entanto, a direção da Globo se cercou de cuidados para evitar que as críticas afetassem o andamento dos trabalhos de Travessia. Uma das primeiras precauções foi garantir o DRT provisório (registro profissional da área) para que Jade Picon pudesse atuar na novela sem gerar desconforto junto ao Sated-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro).

Em seguida, a emissora anunciou a participação especial de Grazi Massafera na trama, vivendo justamente a mãe da personagem de Jade Picon. A ideia é refrescar a memória do público, mostrando que uma atriz descoberta em um BBB pode, sim, construir uma carreira bem-sucedida na teledramaturgia, caso de Grazi Massafera.

Nathália Falcão

Além disso, a emissora também escalou uma atriz profissional novata para atuar ao lado de Jade Picon, na tentativa de driblar as acusações de que escalava atores de olho em seus seguidores nas redes sociais. Nathália Falcão foi a escolhida pela direção de Travessia para viver uma personagem que fingirá ser amiga de Chiara, mas será responsável por disseminar uma fake news que prejudicará a jovem.

A personagem marcará a estreia de Nathália Falcão em novelas. No entanto, a jovem atriz já fez outros trabalhos na Globo, como as séries Desalma (2020) e Vade Retro (2017).

Como será a personagem de Jade Picon em Travessia?

Em Travessia, Jade Picon será Chiara, uma jovem mimada que nutre uma verdadeira obsessão por Ari (Chay Suede), o marido da mocinha Brisa (Lucy Alves). A moça perdeu a mãe, Débora (Grazi), ainda bebê, e foi criada como filha pelo ex-noivo dela, Guerra (Humberto Martins).

No decorrer da trama, Chiara descobrirá que não é filha biológica de Guerra, o que causará vários transtornos. A jovem desenvolverá a síndrome de Munchaüsen, um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor