Desde que desembarcou em Ventura após um acidente com o seu balão, Miguel (Caco Ciocler) carrega muitos mistérios sobre a sua vida. Apesar de ter se mostrado uma boa pessoa, o homem guarda em segredo o real motivo de ir parar justamente naquela cidade.
Com muita água para rolar até o final da edição especial de Chocolate com Pimenta (2003), o cigano se tornará um dos personagens mais importantes na fase em que Ana Francisca (Mariana Ximenes) perderá toda sua fortuna.
Anjo da guarda
Aninha recebe um sinal divino ao avistar um balão sobrevoando a cidade em direção a um campo. Ele aterriza ao seu lado e dele sai Miguel, que posteriormente acaba desmaiando e é socorrido pela jovem. O rapaz é levado para o sítio de Margarido (Osmar Prado), onde é acolhido pela família da protagonista, passando um bom tempo sem memória.
Aninha e Miguel acabam se tornando grande amigos, mesmo após o pintor se apaixonar por ela, fato esse que desde a sua chegada à cidade causa uma crise de ciúmes em Danilo (Murilo Benício).
Ainda assim, ele manterá o segredo sobre a sua verdadeira identidade, além de suas reais intenções para se aproximar da jovem viuvinha.
Segredo revelado
Será na reta final da trama que ele vai abrir o coração e revelar que, na verdade, é filho de Ludovico (Ary Fontoura) com uma cigana e foi até a cidade em busca de conhecer o seu pai perdido.
“Minha mãe era cigana e meu pai nunca me reconheceu oficialmente. Anos mais tarde, ele mandou uma carta para ela dizendo que estava arrependido. Por isso eu vim pra cá”, explicará.
Miguel será o responsável por ajudar a mãe de Tonico (Guilherme Vieira) a recuperar toda sua fortuna. Ele é o amigo que o empresário sempre citou quando aparecia para ela durante os sonhos.
Além de ajudá-la a se reerguer com a produção dos bombons especiais, cujas receitas estavam guardadas na caixa entregue para Aninha no leito de morte do marido, Miguel é a peça chave para que ela recupere tudo que é seu por direito.
Nesta fase da novela, Jezebel (Elizabeth Savala) já terá armado para usufruir de toda a fortuna do irmão, deixando sua cunhada na rua da amargura. Assim, o cigano mostrará uma carta escrita pelo dono da fábrica de chocolates, onde os dois compararão a letra de Ludovico, identificando uma caligrafia diferente do documento forjado pela megera.