Atualmente sendo exibida pelo canal Viva, Força de Um Desejo tem um elenco estrelar e nele temos a participação especial de Sônia Braga, que dá vida a Helena, Baronesa de Ouro Verde. Ela é casada com Henrique Sobral (Reginaldo Faria), com quem tem dois filhos: Inácio (Fábio Assumpção), protagonista da história, e Abelardo (Selton Mello).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Helena sofre com as consequências de um segredo do passado e, diante disso, é tratada como uma prisioneira em casa, onde fica isolada de todos, principalmente de homens. A mulher é proibida até mesmo de chegar perto da janela de seu quarto, onde fica trancada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu tormento começa com a chegada do fazendeiro Higino Ventura (Paulo Betti) e sua família à Villa Sant’Anna, que compram uma fazenda vizinha à da família de Helena. Além disso, o fazendeiro pressiona Sobral para vender suas terras, mas, na verdade, ele almeja roubar sua esposa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Traiu o marido
O segredo está aí e é a resposta para o comportamento do Barão. Helena e Higino tiveram um caso no passado, quando ela já era casada com Sobral. Quando a Baronesa mostrou-se arrependia já era tarde demais: estava grávida de um filho do amante.
Sobral resolveu aceitá-la de volta e, assim, criou Abelardo, o filho bastardo, sem saber da verdade sobre sua origem, revelada somente no momento da morte da mãe. Mesmo assim, o marido traído nunca a perdoou.
Justo quando demonstrava sinais de melhora, Helena morre do coração inesperadamente. É nesse momento que Sobral pede perdão à sua esposa, atitude que o faz reconquistar o respeito dos filhos.
Lenda urbana
Força de Um Desejo foi escalada para ser reprisada no canal pago do Grupo Globo pela primeira vez em fevereiro de 2019, substituindo Baila Comigo (1981) na faixa das 14h30. Foi anunciada comercialmente, nas páginas do canal, na internet e nada. Na última hora, o Viva cancelou sua exibição e escalou a versão internacional de Terra Nostra (1999).
Pouco mais de um ano depois, a trama novamente estava cotada e até anunciada para voltar ao ar, mas foi cancelada e quem assumiu a vaga foi A Viagem (1994), que foi reprisada pela segunda vez no canal.
Em setembro, o mito finalmente virou verdade, quando o canal anunciou que a novela de Gilberto Braga e Alcides Nogueira iria substituir Alma Gêmea (2005), na faixa das 15h30 e das 23h45, a partir de 24 de outubro.