André Santana

Vira e mexe, surgem novos rumores sobre a aposentadoria de Ana Maria Braga. A apresentadora, que está há 23 anos diariamente na tela da Globo, tem contrato com o canal até 2024.

Mais Você - Ana Maria Braga

Como a emissora tem feito constantes modificações na grade, abrindo mão de ícones como Faustão, não seria impossível que uma mudança neste sentido acontecesse num futuro próximo… Ainda não há, porém, posição oficial.

Sem aposentadoria

Ana Maria Braga

Ana Maria não tem a intenção de parar, ao menos por enquanto.

“Eu até teria o que fazer fora da TV, porque tenho outros negócios, como plantações de café e de eucalipto, mas não seria a mesma diversão que sinto no Mais Você. Já tentaram me botar para fora da Globo uma porção de vezes com fake news. Não adianta dizer que não é verdade”, comentou a apresentadora, à Folha de São Paulo, em julho de 2022.

Entretanto, a artista sabe que, em algum momento, ela terá que reduzir o ritmo.

“Obviamente vai ter o momento que, por juízo, vou ter que parar. Sempre digo que, quando eu começar a ficar gagá, é para me avisarem. Eu sei que não sou uma menina. Não tenho mais 50 anos”, afirmou.

Candidatas da casa

Maria Beltrão

Porém, no dia em que a aposentadoria de Ana Maria Braga chegar, a Globo terá um problema nas mãos. Afinal, substituir uma de suas maiores comunicadoras não será uma tarefa fácil. A emissora terá que definir um nome que alie carisma, personalidade, credibilidade e sucesso comercial para que Ana Maria tenha uma sucessora à altura. Quem seria essa pessoa?

Recentemente, o colunista Alessandro Lo Bianco, do A Tarde É Sua (RedeTV!) noticiou que o nome de Rita Lobo era o mais cotado para suceder Ana Maria Braga à frente do Mais Você. A culinarista poderia dar sequência ao tradicional quadro de receitas do matinal da Globo.

No entanto, é pouco provável que Rita seja a escolhida para suceder Ana Maria Braga. A apresentadora faz sucesso no GNT, mas não é um nome popular na TV aberta. Provavelmente, a direção da emissora dará preferência a um nome de maior apelo.

Sendo assim, corre por fora para assumir esta vaga a apresentadora Maria Beltrão. Há quem acredite que a Globo a escalou para o É de Casa justamente para que Maria se torne um nome mais conhecido do grande público e, no futuro, possa alçar voos maiores no canal.

Neste contexto, Maria Beltrão se mostra até como uma substituta natural de Ana Maria. Assim como a loira, a jornalista tem um estilo muito próprio e popular, além de ser um nome de credibilidade, o que poderia resultar num sucesso junto ao público e ao mercado publicitário.

Às compras

Catia Fonseca

Porém, nada impede que a Globo vá buscar na concorrência uma apresentadora capaz de dar sequência ao legado de Ana Maria Braga. Neste caso, Cátia Fonseca surge como uma opção interessante, já que também é conhecida do público e um sucesso comercial.

Assim como Ana Maria, Cátia estabeleceu um diálogo direto com seu público e está no ar ao vivo na televisão há anos, o que lhe deu muita experiência. À frente do Melhor da Tarde, na Band, a apresentadora conseguiu o que parecia impossível: estabilizar a grade vespertina do canal. Partir para a emissora líder seria um caminho natural para a artista.

Eliana

Mas há ainda um nome nada óbvio e que poderia surpreender: Eliana. São muitos os boatos de que a loira poderia deixar o SBT para assumir um projeto matinal na Globo. Assim, a ex-apresentadora infantil poderia dar uma nova cara ao Mais Você (ou um programa novo que venha a substituí-lo).

Eliana, assim como Cátia, seria um nome seguro comercialmente, dado o tempo em que a apresentadora está no ar na TV e sua boa aceitação junto ao mercado publicitário. Além disso, boa parte do público de Eliana é formado por mulheres, que também é o principal público do Mais Você.

Mas, no que depender de Ana Maria Braga, a Globo ainda terá mais um bom tempo para definir sua sucessora. A apresentadora segue com todo o gás à frente de seu Mais Você e não dá sinais de que pretende parar tão cedo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor