A Globo prepara uma superprodução que vai substituir Pantanal, um grande sucesso de crítica e audiência – Travessia, novela de Gloria Perez, realizou suas primeiras gravações em Portugal e Maranhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova trama das nove começou a ser gravada em julho desse ano, inicialmente em Portugal, visitando locais famosos, como Lisboa, Setúbal e Óbidos. Vanessa Giacomo, Alexandre Nero, Romulo Estrela, Rodrigo Lombardi e Guilherme Cabral, que fazem parte do elenco, gravaram no país europeu. O cenário foi usado para ambientar o casamento de Guida (Alessandra Negrini) e Moretti (Rodrigo Lombardi).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os encantos de Portugal
Mauro Mendonça Filho, diretor artístico, afirmou que a escolha para filmar em Portugal foi um grande acerto nesse início da produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Portugal é, certamente, um dos lugares mais interessantes da Europa e que se desenvolveu lindamente. Filmamos nos espaços mais cheios e icônicos de Lisboa, como a Praça do Comércio, a Praça Luís de Camões, o Garrett, o Elevador de Santa Justa. Também fomos a Óbidos, um lugar lindíssimo, medieval, e estivemos na Quinta da Bacalhoa, uma vinícola num casario bastante antigo de Setúbal”, disse em entrevista ao site da Globo.
As belezas do Maranhão
Após as gravações em solo português, uma equipe de 120 profissionais foi enviada para o Maranhão, ficando quatro semanas, gravando em mais de 30 locações diferentes. A novela vai mostrar as belezas de São Luís, o Centro Histórico da capital, Lençóis Maranhenses e a praia de Atins.
O início da trama se passa às margens dos Lençóis Maranhenses, local onde ocorre o primeiro encontro entre Brisa (Lucy Alves) e Ari (Chay Suede), mostrando a infância e a juventude do casal.
Além de Alves e Suede, participaram das gravações Romulo Estrela, Marcos Caruso, Drica Moraes, Priscilla Vilela, Camila Rocha, João Bravo e Mariah Yohana. A convivência do elenco com a cultura local, os costumes e o sotaque ajudaram a dar um realismo a trama. Outro ponto importante é a luta de alguns personagens para preservar o ambiente em que vivem.
Filmar no Maranhão sempre foi uma grande vontade de Gloria Perez, que mergulhou de cabeça no estudo da cultura e da sociedade maranhense.
“Sempre tive muita curiosidade pelo Maranhão. É um estado que tem uma cultura muito própria, muita personalidade, até pela sua formação: começa com uma ocupação francesa, depois vêm os holandeses e depois é que chegam os portugueses. Além disso têm ali os indígenas, os africanos e toda essa mistura resulta em um caldo cultural muito rico, que se expressa através do folclore, da arte, da música, da dança”, contou a autora.
Duas cidades nos Estúdios Globo
De volta ao Rio de Janeiro, a Globo utilizou uma área de mais de 7 mil metros quadrados dos Estúdios Globo, reproduzindo o bairro carioca de Vila Isabel e uma parte do cenário de Maranhão, especificamente o local de trabalho de Núbia (Drica Moraes). Foram de mais de 300 profissionais que trabalharam na construção dos cenários da trama.
No núcleo carioca, os cenários serão do apartamento e a construtora de Guerra (Humberto Martins), a delegacia e apartamento de Helô (Giovanna Antonelli), o apartamento e escritório de Advocacia de Stenio (Alexandre Nero) e Laís (Indira Nascimento), além do apartamento dela com Monteiro (Ailton Graça), o apartamento de Gil (Rafael Losso), a quitinete de Dante (Marcos Caruso) e o apartamento de Tia Cotinha (Ana Lucia Torre).
Travessia tem um grande desafio pela frente – manter a ótima audiência de Pantanal e cativar o público com uma história totalmente diferente de sua antecessora.
“É muito bom você estrear depois de uma novela que tenha elevado o patamar. É tudo o que a gente quer. Tomara que o patamar vá mais longe ainda para que dê uma continuidade de chão ainda maior [para Travessia]. É isso que nós desejamos”, declarou Gloria Perez ao Metrópoles, em 9 de setembro de 2022.