A cidade de Ventura, que abriga a trama de Chocolate com Pimenta (2003), não existe na vida real.

Chocolate com Pimenta - Drica Moraes e Marcello Novaes
Divulgação / Globo

Porém, o sítio de Carmem (Laura Cardoso), avó da protagonista Ana Francisca (Mariana Ximenes), é de verdade.

O sítio onde foi gravada Chocolate com Pimenta

Chocolate com Pimenta - Laura Cardoso
Divulgação / Globo

A construção é localizada no bairro Camorim, Zona Oeste do Rio de Janeiro, próximo aos Estúdios Globo. O imóvel sofreu adaptações para atender às necessidades da novela em reprise na faixa Edição Especial.

Galinheiro, viveiro, estábulo, horta, chiqueiro e até um lago artificial foram criados pela produção.

Os espectadores assíduos dos folhetins da emissora certamente notaram que o sítio já foi utilizado em outras obras, como as minisséries A Muralha (2000) e A Casa das Sete Mulheres (2003).

Inspirações

Chocolate com Pimenta - Mariana Ximenes e Murilo Benício
Divulgação / Globo

Já a cidade cenográfica, construída nos Estúdios Globo, foi inspirada em cidades coloniais do sul do Brasil.

“Não ficamos presos a um estilo, porque Ventura é como Gramado, Canela, Antônio Prado ou Nova Petrópolis, que têm influências de colonizações diferentes”, revelou o cenógrafo Zé Cláudio Ferreira por ocasião da estreia.

Zé Cláudio e a colega Eliane Heringer usaram uma área de 6mil m², marcada por cenários grandiosos como a fábrica de chocolates Bombom e o hotel de Margot (Rosamaria Murtinho).

Fora dos estúdios

Chocolate com Pimenta - Ary Fontoura e Mariana Ximenes
Divulgação / Globo

Chocolate com Pimenta também recorreu às locações. A equipe da trama de Walcyr Carrasco buscou os mais diferentes lugares e paisagens para as cenas externas.

Na Argentina, Aninha e Ludovico (Ary Fontoura) passaram por ambientes como o teatro Colón e o parque Rosedal, além da cidade Tigre, vizinha de Buenos Aires.

No Brasil, além das regiões serranas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, a produção passou por São Lourenço, em Minas Gerais.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor