Saiba o que impediu mudança de A Praça é Nossa para a Globo
18/03/2023 às 17h48
A Praça é Nossa está no ar através do SBT há 35 anos. O formato, criado em meados da década de 1950 por Manoel de Nóbrega, abriu espaço para veteranos, revelou nomes que fizeram história no humor e animou o público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram muitas as ocasiões em que o programa conduzido por Carlos Alberto de Nóbrega chegou ao primeiro lugar no Ibope, deixando a Globo para trás. Isso sempre chamou a atenção da concorrente, que já pensou em contratar a atração e o elenco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, uma condição imposta pela direção global acabou com esse projeto.
A Praça quase foi global
Em entrevista ao The Noite, em 6 de maio desse ano, Carlos Alberto de Nóbrega revelou que recebeu um convite da rival. Porém, ele impôs muitas condições, o que desagradou o então diretor do canal, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
“Disse que se eu fosse iria todo mundo comigo, até meu camareiro. E ele [Boni] disse: ‘Só não quero um, a Velha Surda’. E a referência, até hoje, da ‘Praça da Alegria’ e da ‘Praça é Nossa’, é a Velha”, contou Carlos Alberto.
Sem a Velha, sem a Praça
Personagem clássico de Roni Rios, a Velha Surda ainda é um dos símbolos do programa. Muitas vezes, a criação do comediante foi criticada pelo humor ultrapassado e de duplo sentido. Mas o sucesso era grande e o humorista tinha cadeira cativa na atração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Então eu falei ‘se o Roni não vier, não vem ninguém’. Graças a Deus eu fiquei [no SBT]. Se eu estivesse em outra emissora, eu jamais faria 35 anos de carreira com a ‘Praça’. Silvio me deu liberdade”, relatou.
Roni ficou no programa até o fim de sua vida – ele faleceu em maio de 2001, após enfrentar uma batalha contra um câncer linfático.
Filmes e nudez para barrar o SBT
A Globo tentou de várias formas segurar a boa audiência de A Praça é Nossa, apelando para grandes sucessos do cinema e atrações polêmicas.
A emissora trocou o dia da Tela Quente – de segunda passou para quinta-feira. Mesmo com o herói Indiana Jones (Harrison Ford), o programa de Carlos Alberto de Nóbrega bateu os astros de Hollywood.
O casal mais famoso da TV, Tarcísio Meira e Glória Menezes, ganhou um seriado que misturava humor, ficção e romance. Também não deu certo, perdendo no Ibope para a Praça.
A solução foi resgatar o Caso Especial, levantando temas polêmicos e ousados. Um dos episódios foi A Garota da Capa, que misturava ficção com realidade. Modelos contavam suas histórias nos bastidores dos desfiles, enquanto cenas de nudez eram exibidas.
Mulheres famosas como Edna Velho (na foto em A Praça é Nossa, com Roni Rios), Josi Campos e Andréia Veiga fizeram parte do elenco da atração que foi dirigida por Walter Avancini. A exibição era um piloto para uma possível série.
A audiência foi boa, o programa chegou a marcar 55 pontos de audiência, deixando a Praça em segundo lugar. Mas o conteúdo fugia muito do famoso “Padrão Globo de Qualidade” e nunca mais foi exibido. O projeto da série foi esquecido.
Já A Praça é Nossa segue firme na programação do SBT e com boa audiência. Recentemente, Carlos Alberto de Nóbrega, que tem 86 anos, renovou o seu contrato por mais dois anos.