Nascido em 21 de junho de 1965, André Barros pode ser visto diariamente em Força de um Desejo (1999), novela em exibição no Canal Viva. Na trama de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, André vive Trajano, neto do banqueiro de Vila de Sant’Anna, Felício (José Lewgoy).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Barros nasceu em Santiago, no Chile. Foi lá que o pai dele, o jornalista e político Artur da Távola, se exilou durante a ditadura militar no Brasil. O ator e diretor chegou a iniciar o curso de Jornalismo, mas logo em seguida abandonou a faculdade para se dedicar ao audiovisual.
Longe da atuação desde que participou de Insensato Coração (2011), André Barros respondeu recentemente pela direção geral de Travessia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Parceria com Gilberto Braga
André Barros estreou na televisão em grande estilo, atuando na conceituada minissérie Anos Rebeldes (1992), escrita por Gilberto Braga. O primeiro encontro dos dois selou uma parceria de sucesso. Ele esteve nas principais obras do novelista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Com o autor, André fez também a minissérie Labirinto (1998), Força de Um Desejo, Celebridade (2003) e Insensato Coração, todas na Globo.
Na mesma emissora, Barros atuou em Olho no Olho (1993), Aquarela do Brasil (2000), Malhação (2001) e JK (2006). Ele esteve ainda no programa Você Decide (1992-2000) e em produções da Manchete, do SBT e da Band.
Carreira como diretor
André Barros deixou a carreira de ator para ficar atrás das câmeras. Ele trabalhou como diretor pela primeira vez em Gabriela (2012) e repetiu a parceria com Mauro Mendonça Filho – diretor artístico de Travessia – em Amor à Vida (2013), Verdades Secretas (2015) e O Outro Lado do Paraíso (2017).
Boogie Oogie (2014), A Lei do Amor (2016), Segundo Sol (2018) e A Dona do Pedaço (2019) também fazem parte de seu currículo.
Vale lembrar que, em Força de Um Desejo, Mauro Mendonça Filho assinou como diretor geral.
No enredo, André respondeu por Trajano, funcionário do banco do avô. Amigo e cúmplice dos irmãos Inácio (Fabio Assunção) e Abelardo (Selton Mello), Trajano sofre com o desinteresse de Juliana (Júlia Feldens), por quem é apaixonado desde a juventude.
Casamento e paternidade
André Barros é casado com a atriz Patrícia Werneck desde 2004. Ela brilhou em novelas como Paraíso Tropical (2007) e Cordel Encantado (2011), mas abandonou o gênero há mais de dez anos.
Os dois são pais de Antônio Werneck Barros, de 12 anos, e moram em um apartamento localizado em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro.
“Ele adora dar banho no Antônio e, além disso, está sempre me ajudando a cuidar dele. Tem horas que é muito cansativo”, exaltou a atriz à colunista Patrícia Kogut, de O Globo, em 2011.