Saiba o que aconteceu com o ator que fez Felisberto em O Cravo e a Rosa

Quem vê o personagem Felisberto em cena de O Cravo e a Rosa, atualmente em reexibição na Globo, reconhece de cara o vozeirão do ator Isaac Bardavid. O veterano, que se tornou a voz de personagens antológicos, como o Wolverine de X-Men, teve uma longa trajetória na teledramaturgia brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua estreia aconteceu em O Porto dos Sete Destinos (1965), novela da TV Rio. Na sequência, vieram personagens em grandes clássicos da Globo, como o beato Zacarias de Irmãos Coragem (1970); o promotor de Selva de Pedra (1972); o juiz Antônio de Gabriela (1975); e seu Chico, de Escrava Isaura (1976), entre muitas outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ator seguiu na televisão, emplacando personagens fixos e participações em várias obras da teledramaturgia brasileira. Dona Beija (1986), O Primo Basílio (1988), A Viagem (1994), Tocaia Grande (1995), Chocolate com Pimenta (2003), Sítio do Picapau Amarelo (2006), Eterna Magia (2007), Rei Davi (2012), Dois Irmãos (2017) e Carcereiros (2021) são apenas algumas destas obras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

No entanto, foi na dublagem que Isaac Bardavid viveu seus personagens mais marcantes. Dono de uma voz poderosa, o ator foi a versão brasileira de muitos heróis e vilões famosos de filmes e animações.

Dublagem

O ator nunca escondeu que Wolverine, do X-Men, era seu personagem favorito. O ator começou a interpretá-lo na famosa série de animação dos heróis, exibida à exaustão pela Globo na década de 1990. Ele também reviveu o personagem em X-Men Evolution (clássico do SBT) e nos filmes da franquia, a partir de 2000, quando o personagem ganhou o corpo do ator Hugh Jackman.

Isaac chegou a ficar frente a frente com o ator internacional no programa The Noite, do SBT. Em 2017, Danilo Gentili recebeu Hugh Jackman e promoveu um encontro com seu dublador no palco. “’Você me ajudou a sobreviver na minha profissão durante 17 anos”, declarou Bardavid. “Fico tocado. É um prazer conhecê-lo. As pessoas não têm ideia de quanto essas pessoas são necessárias pra criar um filme. Sei que há muitos fãs aqui no Brasil e, Isaac, o senhor faz parte desse amor que eles têm pelo Wolverine”, devolveu Jackman, visivelmente emocionado.

Outro personagem marcante da galeria de Isaac Bardavid foi Esqueleto, o vilão do desenho He-Man. A risada característica do ser maligno povoou o imaginário das crianças que cresceram na década de 1980.

Isaac Bardavid também deu vida ao terrível Freddy Krueger, da franquia A Hora do Pesadelo; o Rei Tritão de A Pequena Sereia; Robert Baratheon, de Game of Thrones; Jor-El, em Superman – O Filme; Pretorius, na série de animação O Máskara; e Odin (Anthony Hopkins) em Thor, Thor: O Mundo Sombrio e Thor: Ragnarok; entre tantos outros.

Isaac Bardavid morreu no dia 1º de fevereiro de 2022, aos 90 anos. O artista estava internado em estado grave devido a complicações causadas por um enfisema pulmonar.

Sair da versão mobile