Saiba o que aconteceu com o ator que fez Felisberto em O Cravo e a Rosa

Whatsapp

Quem vê o personagem Felisberto em cena de O Cravo e a Rosa, atualmente em reexibição na Globo, reconhece de cara o vozeirão do ator Isaac Bardavid. O veterano, que se tornou a voz de personagens antológicos, como o Wolverine de X-Men, teve uma longa trajetória na teledramaturgia brasileira.

Sua estreia aconteceu em O Porto dos Sete Destinos (1965), novela da TV Rio. Na sequência, vieram personagens em grandes clássicos da Globo, como o beato Zacarias de Irmãos Coragem (1970); o promotor de Selva de Pedra (1972); o juiz Antônio de Gabriela (1975); e seu Chico, de Escrava Isaura (1976), entre muitas outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ator seguiu na televisão, emplacando personagens fixos e participações em várias obras da teledramaturgia brasileira. Dona Beija (1986), O Primo Basílio (1988), A Viagem (1994), Tocaia Grande (1995), Chocolate com Pimenta (2003), Sítio do Picapau Amarelo (2006), Eterna Magia (2007), Rei Davi (2012), Dois Irmãos (2017) e Carcereiros (2021) são apenas algumas destas obras.

Leia mais

No entanto, foi na dublagem que Isaac Bardavid viveu seus personagens mais marcantes. Dono de uma voz poderosa, o ator foi a versão brasileira de muitos heróis e vilões famosos de filmes e animações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dublagem

Isaac Bardavid e Hugh Jackman

O ator nunca escondeu que Wolverine, do X-Men, era seu personagem favorito. O ator começou a interpretá-lo na famosa série de animação dos heróis, exibida à exaustão pela Globo na década de 1990. Ele também reviveu o personagem em X-Men Evolution (clássico do SBT) e nos filmes da franquia, a partir de 2000, quando o personagem ganhou o corpo do ator Hugh Jackman.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isaac chegou a ficar frente a frente com o ator internacional no programa The Noite, do SBT. Em 2017, Danilo Gentili recebeu Hugh Jackman e promoveu um encontro com seu dublador no palco. “’Você me ajudou a sobreviver na minha profissão durante 17 anos”, declarou Bardavid. “Fico tocado. É um prazer conhecê-lo. As pessoas não têm ideia de quanto essas pessoas são necessárias pra criar um filme. Sei que há muitos fãs aqui no Brasil e, Isaac, o senhor faz parte desse amor que eles têm pelo Wolverine”, devolveu Jackman, visivelmente emocionado.

Outro personagem marcante da galeria de Isaac Bardavid foi Esqueleto, o vilão do desenho He-Man. A risada característica do ser maligno povoou o imaginário das crianças que cresceram na década de 1980.

Esqueleto He-Man

Isaac Bardavid também deu vida ao terrível Freddy Krueger, da franquia A Hora do Pesadelo; o Rei Tritão de A Pequena Sereia; Robert Baratheon, de Game of Thrones; Jor-El, em Superman – O Filme; Pretorius, na série de animação O Máskara; e Odin (Anthony Hopkins) em Thor, Thor: O Mundo Sombrio e Thor: Ragnarok; entre tantos outros.

Isaac Bardavid morreu no dia 1º de fevereiro de 2022, aos 90 anos. O artista estava internado em estado grave devido a complicações causadas por um enfisema pulmonar.

Whatsapp


Leia também