No ar desde setembro do ano passado, a edição especial de Chocolate com Pimenta (2003) presenteia o público com nomes que já se foram ou que passaram anos afastados das telinhas. É o caso de Renato Chocair, que vive Eugênio na novela de Walcyr Carrasco.

Renato Chocair
Reprodução / Globo

O personagem é um morador de Ventura, que trabalha na fábrica de chocolates e um dos rapazes que se interessam por Márcia (Drica Moraes). Ele também é responsável por encontrar e devolver a peruca da primeira-dama Bárbara (Lilia Cabral) em uma das cenas.

[anuncio_1]

Carinho pela novela

Walcyr Carrasco
Estevam Avellar / Globo

O ator, que estreou na televisão através da novela em questão, sempre teve muito carinho pela obra, assim como pelos colegas com quem contracenou. Na época, ele conciliou seu trabalho na televisão com uma peça de teatro que estava em cartaz.

“Ele foi um grande presente do mestre e amigo Walcyr Carrasco (foto acima). Marcou um momento importante na minha carreira e vida. Lembro que foi um grande desafio, pois estava conciliando a novela com a peça ‘Fica Frio’, mas foi divertido por conta do núcleo da novela ser na fábrica de chocolate e, principalmente, por ter ao meu lado colegas incríveis como Laura Cardoso, Osmar Prado, Drica Moraes e tantos outros. Fui tão bem recebido por estas estrelas, que o Eugênio tem um lugar muito especial dentro do meu coração”, contou ele em entrevista ao portal Sala da Notícia, em 2020.

Ele também demonstrou ser bastante grato ao autor, a quem teceu elogios na mesma entrevista, enquanto acompanhava a reprise do folhetim no Canal Viva.

“A novela ficou marcada na história da televisão brasileira pelo seu carisma e leveza, onde tudo era ingênuo e, ao mesmo tempo, engraçado, mas conseguindo abordar assuntos sérios. Isso tudo se deve a genialidade do autor Walcyr Carrasco que conseguiu traduzir o cotidiano de uma forma simples e ao mesmo tempo apimentada (risos). Sempre quando assisto, me divirto e sinto muita gratidão por ter feito parte desta obra”, disse.

Trajetória artística

Nascido em 5 de março de 1974, em São Paulo (SP), Renato Chocair começou sua carreira como modelo, mas também se consagrou nos palcos, onde atua e também é diretor teatral.

Ele se formou em teatro pela Escola Célia Helena e CPT Antunes Filho, além, de ter feito especializações na área.

Antes de emplacar o seu primeiro papel de destaque em Chocolate com Pimenta, o ator fez pequenas participações na minissérie Labirinto (1998) e nas novelas Vidas Cruzadas (2000) e As Filhas da Mãe (2001, na foto acima); Chocair também trabalhou em Cidadão Brasileiro (2006) e Flor do Caribe (2013).

Ainda durante a década de 2000, o artista participou de dois filmes: Sonhos Tropicais (2001) e O Preço da Paz (2003), além de fazer campanhas publicitárias para grandes empresas.

Por onde anda Renato Chocair?

Renato Chocair
Reprodução / Instagram

Hoje com 49 anos, o ator segue na ativa. Seus últimos trabalhos foram na minissérie Hebe (2019), onde ele viveu um diretor de televisão, e na novela bíblica Reis (2022), onde foi visto como o personagem Joiada.

Recentemente, o ator viveu o seu primeiro vilão no cinema, no filme de horror brasileiro O Cemitério das Almas Perdidas (2020), de Rodrigo Aragão. Ele também está no elenco da comédia Lucicreide Vai pra Marte (2021), vivendo o patrão da icônica empregada doméstica eternizada por Fabiana Karla.

Renato Chocair também é um dos jurados do Festival Internacional de Cinema Fantástico, que acontece desde 2010 na capital paulista e projeta obras de gêneros como ficção científica, horror e suspense para outros países.

Renato é casado há mais de uma década com Stefania Heren Chocair; eles são pais de Agatha, de 12 anos.

Compartilhar.