Mulheres Apaixonadas voltou ao ar em reprise no Vale a Pena Ver de Novo. Um dos personagens que se destacou na trama é Afrânio, vivido por Paulo Figueiredo. Atualmente, no entanto, o ator está longe da Globo.

O ator Paulo Figueiredo
O ator Paulo Figueiredo (divulgação)

Na trama de Manoel Carlos, Afrânio é dono de uma agência de turismo. Antes da família, ele pensa muito em dinheiro, colocando os negócios sempre em primeiro lugar. E isso mina seu casamento.

O executivo gosta de mimar a filha, Marina (Paloma Duarte), mas não trata bem a esposa, Silvia (Natália do Vale), que muitas vezes é tratada de forma machista e vive infeliz na relação. Tanto é que ela coloca um par de chifres no marido.

Leia também: Discreto, Cléber Machado é casado com jornalista que batia de frente com ele

[anuncio_1]

A origem do ator

Sura Berditchevsky e Paulo Figueiredo em Marron Glacê
Sura Berditchevsky e Paulo Figueiredo em Marron Glacê (reprodução/web)

Natural de São Paulo, Paulo Figueiredo é ator, diretor, autor e compositor. Ele vem de uma família de artistas.

O pai, Sebastião Figueiredo, apesar de ser dono de lavanderia, era músico amador. Já a mãe, Dionísia Alves Figueiredo, era atriz figurante.

Longa carreira

Paulo Castelli e Paulo Figueiredo em Voltei pra Você
Paulo Castelli e Paulo Figueiredo em Voltei pra Você (reprodução/Globo)

Com mais de 50 anos de carreira, Figueiredo começou na extinta TV Tupi, em 1965, quando integrou o elenco da novela A Outra. Na emissora, também esteve em tramas como Éramos Seis (1977) e O Profeta (1977). Nessa época, passou também pela extinta TV Excelsior, onde participou de O Caminho das Estrelas (1965) e Anjo Marcado (1966).

Seu primeiro trabalho na Globo foi em A Sucessora (1978), atualmente reprisada no Viva. Na sequência, emendou trabalhos participando de Malu Mulher (1979), Baila Comigo (1981), O Sexo dos Anjos (1989), também em reprise no Viva, além de O Dono do Mundo (1991) e Anos Rebeldes (1992).

Passou pelo SBT, onde esteve no elenco do remake de Éramos Seis (1994) e Sangue do Meu Sangue (1995). Entre passagens pela Band, em Serras Azuis (1998), e pela Record, em Roda da Vida (2001), ele voltou à Globo.

Na emissora carioca, esteve em Por Amor (1997), Terra Nostra (1999) e Laços de Família (2000), entre outras produções. Seu último trabalho na Globo foi uma participação em Da Cor do Pecado (2004).

Depois disso, foi para a Record, onde passou longos anos. Na rede de Edir Macedo, participou de A Escrava Isaura (2004), Prova de Amor (2005), Rei Davi (2012), Os Dez Mandamentos (2015), Amor Sem Igual (2019), entre várias outras.

[anuncio_3]

Por onde anda Paulo Figueiredo?

Paulo Figueiredo em Gênesis
Paulo Figueiredo em Gênesis (divulgação/Record)

Aos 83 anos, Paulo Figueiredo atualmente segue na Record. Seu último trabalho foi a novela bíblica Gênesis, em 2021. Na trama, ele interpretou o Rei Melquisedeque.

Casado com a atriz Maria Emília há mais de 50 anos, o artista tem três filhos: Paulo César, Gisele e Luciana.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.