Com a reprise de Rainha da Sucata no Vale a Pena Ver de Novo, o público pode matar as saudades de Lolita Rodrigues, atriz que interpretou Lena na novela exibida originalmente em 1990. Na trama de Silvio de Abreu, Lena é cozinheira de Laurinha Figueroa (Glória Menezes), a quem serve há muitos anos com total dedicação. Responsável por grandes banquetes, cultiva a nostalgia dos tempos de prestígio da família Figueroa e defende a patroa incondicionalmente.

Lolita Rodrigues nasceu em 10 de março de 1929, na cidade de Santos (SP), e é considerada uma das pioneiras da televisão brasileira. Iniciou a carreira ainda criança no rádio, como cantora e atriz de radionovelas. Em 1950, participou de um dos momentos mais simbólicos da história da comunicação no país ao cantar na inauguração da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil.

Em 1957, realizou o sonho de se tornar atriz na televisão. A convite de Cassiano Gabus Mendes, interpretou a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista, na telenovela O Corcunda de Notre Dame, na qual cantava, dançava, atuava e tocava castanholas. Lolita também participou da primeira telenovela diária brasileira, 2-5499 Ocupado, formando um triângulo amoroso com Glória Menezes e Tarcísio Meira.

Carreira de Lolita Rodrigues

Ao longo de mais de 70 anos de carreira, Lolita construiu uma trajetória sólida e diversificada, transitando entre rádio, música, apresentação e atuação. Na televisão, esteve presente em novelas que marcaram época, como Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), A Viagem (1994), Terra Nostra (1999), Kubanacan (2003) e Viver a Vida (2009), seu último trabalho em novelas antes de se afastar definitivamente da dramaturgia.

Além da atuação, destacou-se como apresentadora de programas de variedades, especialmente ao lado do marido Aírton Rodrigues, com quem comandou atrações populares como Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas. Os programas, exibidos pela TV Tupi, foram responsáveis por consolidar sua imagem junto ao grande público nas décadas de 1950, 1960 e 1970.

Na vida pessoal, Lolita foi casada por mais de três décadas com o radialista e apresentador Aírton Rodrigues, com quem teve uma filha, Silvia Regina Rodrigues Leite. Após o fim do casamento, manteve postura reservada e passou a levar uma vida mais discreta, longe da exposição constante, especialmente a partir dos anos 2010, quando se aposentou da televisão.

Por onde anda Lolita Rodrigues?

Lolita Rodrigues morreu em 5 de novembro de 2023, aos 94 anos, em João Pessoa, na Paraíba, em decorrência de uma pneumonia. Conforme desejo manifestado em vida, não houve velório. Sua morte gerou ampla repercussão e homenagens de artistas e profissionais da televisão, que ressaltaram seu papel fundamental na construção da TV brasileira.

A reapresentação de Rainha da Sucata contribui para manter viva a memória de Lolita Rodrigues, uma artista cuja carreira se confunde com a própria história da televisão no Brasil e que deixou marca duradoura em diferentes gerações de espectadores.

Share.