Apesar de ter feito sucesso em diversas novelas da Globo, o principal papel da carreira de Joana Fomm foi o de Perpétua em Tieta. A atriz, no entanto, anda longe da TV há alguns anos e chegou a apelar por um emprego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Joana Maria Fomm nasceu em 14 de setembro de 1939, em Belo Horizonte (MG).
Na infância, perdeu a mãe e uma irmã de forma trágica, numa enxurrada. Abandonada pelo pai, foi criada por tios, descobrindo que era adotada aos 13 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estreou nas novelas na TV Rio, em 1964. Ela se consagrou nacionalmente como Yolanda Pratini, vilã de Dancin Days, em 1978.
Esteve em inúmeras novelas de destaque, como Elas por Elas, Corpo a Corpo, Roda de Fogo e Bambolê. Em 1989, viveu seu papel mais célebre: Perpétua, de Tieta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Depois disso, vieram Vamp, Fera Ferida e As Pupilas do Senhor Reitor. Sua presença na televisão começou a diminuir nos anos 2000, quando ainda fez tramas como Esplendor e Bang Bang.
Saiba como está Joana Fomm, a Tieta de Perpétua
Após alguns anos afastada, voltou em Boogie Oogie, quando viveu a vilã Odete Dias.
Depois de Malhação, em 2016, ainda fez Apocalipse, na Récord. Seu último papel, até o momento, foi a irmã Graça, de dois episódios da série Sob Pressão, da Globo, em 2019.
Na vida pessoal, a atriz já venceu um câncer de mama, que a fez abandonar o elenco de Paraíso Tropical (2007) antes da estreia, e uma doença que afeta o sistema nervoso e a tirou de Insensato Coração (2011).
“Não consegui formar um patrimônio. Queria mais dinheiro e mais trabalho. Sinto muita falta de trabalhar, muita, muita. Gosto muito de cinema, gostaria de fazer de novo”, declarou, recentemente, à Folha de São Paulo.
Atualmente com 85 anos, a atriz mora no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, junto com seu filho Gabriel, e continua longe da televisão, acompanhando as reprises das novelas em que participou e aguardando uma nova oportunidade para brilhar na telinha.