Nos deixou cedo: saiba o que aconteceu com Irving São Paulo, o Zeca de A Viagem - TV História

Nos deixou cedo: saiba o que aconteceu com Irving São Paulo, o Zeca de A Viagem

Whatsapp

José Irving Santana São Paulo nasceu em Feira de Santana (BA) em 26 de outubro de 1964. A veia artística vinha de família: era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Ilya São Paulo.

Estreou na televisão em 1982, aos 18 anos, como o Rafael de Final Feliz. Depois, esteve em Champagne (1983).

Após alguns anos afastado do veículo, engatou diversas produções em sequência: Bebê a Bordo (1988), Vida Nova (1988), O Sexo dos Anjos (1989), A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990) e Perigosas Peruas (1992).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seus papeis de maior destaque vieram em seguida: em 1993, foi o Zé Luiz do remake de Mulheres de Areia; em 1994, viveu Zeca na nova versão de A Viagem, recentemente exibida pelo canal Viva.

Depois disso, diminuiu sensivelmente sua presença na telinha, fazendo apenas pequenas participações em Por Amor (1997), Torre de Babel (1998), Estrela-Guia (2001), A Padroeira (2001) e Sabor da Paixão (2002), sua última novela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também esteve nas minisséries Ilha das Bruxas (1991), A Muralha (2000) e Um Só Coração (2004), que encerrou sua carreira no vídeo. Ainda esteve em outros programas, como Caso Verdade e Você Decide, e fez alguns filmes.

Irving foi internado em 31 de julho no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro (RJ), com pancreatite. Na época, de acordo com a assessoria do local, ele já chegou em estado grave. Chegou a ser submetido a cirurgias, mas não resistiu devido ao quadro hemorrágico.

Ele morreu em 10 de agosto de 2006, com apenas 41 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos e insuficiência respiratória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O velório e o enterro do ator foram marcados por algumas confusões. Numa delas, equipes de jornalistas foram agredidas pelo irmão de Irving, Ilya São Paulo. “Vocês são sanguessugas, uns vermes”, gritou.

“A família está magoada, até porque o Irving teve poucas oportunidades na carreira de uns tempos para cá”, disse o ator Romeu Evaristo, explicando o motivo da discórdia.

O ator deixou dois filhos, Johnann Irving, atualmente com 37 anos, e Luiz Henrique, hoje com 35.



Leia também