Longe da televisão há três anos, Emilio Orciollo Netto voltou à telinha na reprise de Alma Gêmea (2005), exibida nas tardes da Globo desde abril, com o personagem mais marcante de sua carreira, o caipira Crispim.

Emilio Orciollo Neto em Topíssima
Emilio Orciollo Neto em Topíssima

Na trama de Walcyr Carrasco, Crispim é irmão de Mirna (Fernanda Souza) e sobrinho de Bernardo (Emiliano Queiroz), com quem foi morar após perder os pais. Bastante ciumento, ele não deixa a irmã namorar e espanta todos os seus pretendentes.

Mal-humorado, o matuto joga no chiqueiro todos os rapazes que se interessam por Mirna, dando gritos chamando “Miiirna”, que acabou virando seu bordão. Apaixonado por Kátia (Rita Guedes), Crispim é feito de trouxa pelo periguete, que ele pensa ser uma moça direita.

Auge da carreira

Natural de São Paulo (SP), Emilio Orciollo Netto estreou na televisão como apresentador, no comando do programa Globo Ciência, em 1996. No mesmo ano, iniciou sua carreira como ator em O Rei do Gado (1996), interpretando Giuseppe Berdinazzi.

Na sequência, esteve em novelas como Anjo Mau (1997), Malhação (1998), Esperança (2002) e Kubanacan (2003), tendo passagem pela Record entre 2001 e 2002, onde fez Marcas da Paixão e Roda da Vida.

O grande papel de sua carreira veio em 2005, quando foi escalado para viver Crispim em Alma Gêmea. Em entrevista ao programa Manhã do Ronnie, na RedeTV!, em 2023, o ator contou que as pessoas ficavam repetindo o bordão “Mirna” quando o encontravam.

“Essa novela é de 2005, foi um grande sucesso. Realmente [estar numa novela] mudava sua vida. Mirna virou uma febre. Eu confesso que não sou aquele cara que fica vendo, me assistindo. Mas foi uma novela muito gostosa, eu adorei fazer”, disse ele.

O que aconteceu com Emilio Orciollo Netto, o Crispim de Alma Gêmea?

Rita Guedes e Emílio Orciollo Netto em Alma Gêmea
Rita Guedes e Emílio Orciollo Netto em Alma Gêmea

Depois de Alma Gêmea, Emilio Orciollo Netto esteve em várias novelas e séries da Globo, como Desejo Proibido (2007), Força-Tarefa (2009), Araguaia (2010), Gabriela (2012) e Amor à Vida (2013). Seu último trabalho na emissora foi a minissérie Dois Irmãos (2017).

Em seguida, o artista se transferiu para a Record, onde participou de tramas como Apocalipse (2017), Topíssima (2019) e Gênesis (2021). Em 2018, ele fez a série O Mecanismo, na Netflix.

Por onde anda Emilio Orciollo Netto, o Crispim de Alma Gêmea?

Fora das novelas desde 2021, Emilio Orciollo Netto tem se dedicado ao teatro e cinema nos últimos anos. No ano passado, ele fez a peça Muito Pelo Contrário.

O ator também está no filme infantojuvenil Meninas não Choram, da Netflix, lançado em abril. Em março, ele começou a gravar o filme O Voo do Anjo e já tem anunciado outro longa, chamado Rumor.

Aos 50 anos, Orciollo Netto é casado com a estilista Mariana Barreto e tem um filho, Lorenzo.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.