Dona de uma voz inconfundível, a atriz e dubladora Maria Helena Pader (foto abaixo) voltou às telinhas através da terceira exibição de O Rei do Gado (1996) na Globo, em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo desde o início de novembro do ano passado.

Maria Helena Pader
Divulgação

Na trama, ela vive Júlia, a governanta da mansão de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) em Ribeirão Preto. Ao lado de Lurdinha (Iara Jamra) e Dimas (Paulo Coronato), a empregada se desdobra para manter a casa em ordem e atender a todos os pedidos do patrão e de sua família, que não é nada tranquila.

Júlia é uma profissional competente e fiel, sempre mantendo uma visão mais crítica de tudo o que acontece na casa onde trabalha. Com isso, mesmo sem querer, ela acaba se envolvendo nos dramas da família Mezenga.

Passagem pela TV

Maria Helena Pader - Baila Comigo
Reprodução

Pouco tempo depois de trabalhar como radialista, locutora e dubladora, Maria Helena Pader estreou na televisão pela Globo, a única emissora de TV que ela trabalhou durante toda sua carreira. A atriz fez uma ponta em Pecado Capital (1975), mas só ganhou um personagem de fato em Água Viva (1980).

De lá para cá, a artista se destacou com as personagens Zuleika Gomes de Baila Comigo (1981, foto), Palmira Cantanhede em Corpo a Corpo (1984) e a governanta Júlia, de O Rei do Gado (1996), atualmente em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo.

Ainda no seu vasto currículo, a atriz esteve em novelas clássicas como Cambalacho (1986), O Dono do Mundo (1991) e Deus Nos Acuda (1992), assim como nas minisséries Incidente em Antares (1994), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998) e A Muralha (2000). Na última década, apareceu em Cinquentinha (2010) e Lara com Z (2011), trabalhos em que encarnou a personagem Leontina Ferreira. Ela também participou de um episódio sitcom Toma Lá, Dá Cá, em 2008.

Seus últimos trabalhos na TV foram em participações na minissérie As Brasileiras (2012) e nas novelas Gabriela (2012), Em Família (2014) e A Regra do Jogo (2015), sua mais recente aparição na telinha.

Carreira de dubladora

Fran - Família Dinossauros
Reprodução

Quem assiste O Rei do Gado já deve ter percebido que a voz da atriz é familiar. Isso porque Maria Helena Pader tem uma ampla trajetória na dublagem, e é considerada uma das maiores dubadoras do país. Por muitos anos, ela prestou serviço para a extinta Herbert Richers, que foi uma das principais empresas de dublagem da América Latina.

Como dubladora, ela encarnou grandes personagens no cinema, como a Madre Superiora de Mudança de Hábito; Dolores, em Uma Cilada para Roger Rabbit; Sarabi de O Rei Leão; Fada Madrinha do filme Cinderela; e a Bruxa Mombi em O Mundo Fantástico de Oz.

Ela ainda foi a voz da atriz Anjelica Huston em diversos filmes, além de ter dublado as novelas mexicanas Maria Mercedes (1992) e A Usurpadora (1998). Mas, sem dúvidas, um de seus trabalhos mais reconhecidos foi Fran (foto acima), a matriarca da série Família Dinossauros, que se tornou uma verdadeira febre nos anos 1990.

“Tudo começou nos anos 70. Precisava trabalhar e fiz um teste para dublar numa série policial chinesa que eu nem lembro o nome! Deu certo e não parei mais. Nunca parei para contar (os personagens dublados por ela). São muitos! A maioria pela Herbert Richers. Quando eles fecharam as portas (em 2009), meu trabalho diminuiu, mas não parei”, disse ao Jornal Extra, em 2011.

Por onde anda Maria Helena Pader?

Maria Helena Pader no Vídeo Show
Reprodução

Longe das telinhas há seis anos, logo após uma participação na novela A Regra do Jogo (2015), na Globo, Maria Helena Pader se aposentou em 2018 e está afastada da grande mídia.

Atualmente, a atriz e dubladora está com 76 anos e não se tem notícias recentes sobre ela. Mas ela segue no ar diariamente em O Rei do Gado, no Vale a Pena Ver de Novo.

Compartilhar.